O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA idealizou e colocou em prática, no segundo semestre de 2023, o projeto “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”, na Escola Municipal Maria Do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, em Pinheiral.
A proposta faz parte do Consórcio Sthem Brasil, que busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas, como o UniFOA que é uma dessas instituições.
O projeto teve a duração de quatro meses contemplando 80 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental daquela unidade escolar, com idade entre 13 e 17 anos, que adquiriram conhecimentos através de oficinas técnicas sobre os temas: meio ambiente, montagem de composteira, plantas medicinais, alimentação saudável, colheita e automação do sistema de irrigação em hortas domésticas.
Os docentes do UniFOA e organizadores do Projeto Aplicado do Consórcio Sthem Brasil, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado, iniciaram os trabalhos em agosto e contaram com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Educação, com quem foi formalizado um convênio.
Uma das primeiras ações do projeto foi a capacitação dos professores da escola municipal, que participaram ativamente dos processos previstos no planejamento. No decorrer do projeto, diversos professores do UniFOA se envolveram diretamente nas etapas previstas.
A primeira oficina do projeto foi ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves, assessorado pelos estudantes do curso, sobre o tema “Aspectos Técnicos na Montagem da Composteira”, com objetivo de passar aos estudantes noções técnicas para a confecção de uma composteira na unidade escolar.
Na segunda oficina, sobre “Os Benefícios das Plantas Medicinais”, a professora do de Enfermagem, Lucrecia Loureiro, junto com os alunos do curso, exploraram as plantas que auxiliam na cura de doenças e que podem ser cultivadas em casa, para uso doméstico. Além de explicar sobre esses remédios alternativos, os adolescentes puderam escolher quais as ervas que iriam fazer parte do canteiro de plantas medicinais da escola, instalada posteriormente.
A próxima atividade foi um workshop que tratou do tema “Alimentação Saudável e consumo de Verduras, Legumes e Frutas”, com a orientação da professora do curso de Nutrição, Paula Alves Leoni, que destacou os benefícios da alimentação que contenha frutas, legumes e verduras, apresentando os valores nutricionais desses alimentos e os malefícios de ter uma dieta sem eles. Esta oficina ainda contou com a Mostra de Sucos, onde os adolescentes colocaram a mão na massa e aprenderam sobre os ingredientes usados e o poder nutricional.
Após verem sobre os aspectos técnicos, os alunos da escola tiveram a oficina sobre a “Confecção da Composteira”, os adolescentes tiveram contato com os materiais que são comumente usados na montagem: caixas, insumos, minhocas e rejeitos orgânicos; de que forma devem ser colocados e qual a função de cada um. Todas as etapas de construção das compoteiras foram supervisionadas pela coordenadora da Engenharia Ambiental, professora Samantha Grisol e seus alunos.
A oficina sobre “Plantio das Mudas e Palestra de Técnicas para Melhorias na Colheita” contou com a orientação do professor do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves e apoio dos seus alunos. Foram discutidas e ensinadas técnicas de plantio, estações do ano, condições ideais e os nutrientes que podem potencializar a colheita.
Em seguida, foi dado início ao plantio em cinco canteiros, sendo que um deles recebeu apenas as plantas medicinais; dois ganharam plantios de legumes e nos dois restantes foram plantadas verduras. Os estudantes da escola municipal fizeram a identificação com plaquinhas contendo o nome de cada planta em todos os canteiros.
A última oficina do projeto aplicado foi sobre “Programação em Arduínos e Colocação na Horta”, com a orientação do professor e Assessor da Presidência da FOA, Luciano de Azedias Marins e apoio dos alunos. Após os adolescentes entenderem sobre a plataforma Arduino, que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos, foi iniciada a montagem do sistema de automação da horta e explicado a função de cada um deles.
Depois de concluir a montagem e realizar a colocação dos sensores, dois sistemas foram instalados na horta, para melhor funcionamento da irrigação. Um sensor de umidade é colocado no solo e, quando a terra está seca, automaticamente a torneira é aberta e a horta é regada.
“O grande ganho que tivemos foi a possibilidade de discutir um pouco de tecnologia com os adolescentes. Em todas as oficinas, os estudantes tinham que desenvolver alguma pesquisa e, por fim, durante a última oficina do curso de Engenheira Elétrica, eles puderam conhecer a programação em Arduíno e sabemos que isso foi um benefício para esses alunos”, resumiu o professor Luciano.
O Consórcio Sthem Brasil é uma rede, criada em 21 de novembro de 2013, por meio da iniciativa de onze IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), e conta com o apoio integral do LASPAU-afiliado à Universidade de Harvard. O objetivo é investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.
Tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para o momento atual.
Com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 IES, entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal. É uma reunião voluntária de instituições, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação.
Se você é professor do UniFOA, não pode perder a oportunidade de se atualizar e renovar os conhecimentos a serem aplicados em sala de aula. Saiba mais pelo link: https://www.sthembrasil.com/
Na noite de ontem (01/02), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA realizou a palestra “Por uma Educação Antirracista”, no Auditório William Monachesi, em Três Poços. O evento, mediado pela reitora Drª Ivanete Oliveira e apresentado pela Drª Érica Bispo, fez parte do 1º dia da 5ª Semana de Formação Continuada. Além disso, os professores do Centro Universitário participantes do consórcio Sthem Brasil/UniFOA promoveram capacitações sobre processos inovadores que devem ser inseridos nos currículos dos cursos.
De acordo com dados divulgados pelo Jornal Nexo, em maio de 2018, a taxa de desocupação de pretos e pardos no país era de quase 15%, enquanto a de brancos não atingia 10%. Além disso, a taxa de renda média é maior entre os brancos em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
A palestra focou na conscientização sobre a importância de uma democracia racial a ser desenvolvida por meio da educação, desde os princípios educacionais mais básicos até a promoção de uma convivência com menos desigualdades. Salientou-se que os estudantes devem desenvolver competências que auxiliem no enfrentamento do racismo estrutural presente em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Dessa forma, os cidadãos do futuro estarão preparados para ser os representantes dos direitos sociais individuais e coletivos, em prol de uma sociedade mais igualitária em todos os âmbitos. Para Érica Bispo é preciso chamar a atenção para as desigualdades de gênero e raça nos espaços que ocupamos. De forma prática, a instituição que se quiser construir antirracista precisa criar estratégias ou políticas para equilibrar numericamente os grupos raciais nos espaços.
"É preciso chegar ao hospital e ver metade dos médicos negros, é preciso chegar a um restaurante e ver metade dos clientes negros. De modo geral, temos que trabalhar para reduzir a diferença quantitativa de raça no corpo docente da universidade”, declarou Drª Érica Bispo, grande defensora de uma sociedade mais justa racialmente.
Outra ação de formação docente foi capacitar os professores para a transição do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Learning Experience Platform (LXP), que é uma ferramenta mais robusta que proporciona maior capacidade de inovação na prática pedagógica.
A formação continuada é uma tradição do UniFOA que visa preparar todos os docentes para o retorno das aulas, no sentido de que comecem o novo ciclo de aprendizados e ensinamentos da melhor forma possível.
As palestras têm como missão, enriquecer a competência docente a partir de reflexões sobre temáticas sociais relevantes e pertinentes inseridas na realidade acadêmica, a fim de que sejam debatidos entre professores e estudantes, dentro da formação de futuros profissionais e cidadãos idealizadores de um mundo melhor:
“Quando falamos sobre formação continuada, estamos falando sobre competências docentes nas dimensões humanas, teórico científicas e didáticas. Além disso, algumas discussões merecem mais espaço na sociedade atual, como a educação antirracista, pois precisamos nos ressignificar em relação às pequenas atitudes para a construção de mais equidade social”, declarou Drª Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, entusiasta de projetos sociais inovadores e transformadores dentro da sociedade.
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Nesta quinta-feira, dia 1º, inicia o Start 2014.1, com as boas-vindas do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA aos ingressantes e veteranos para o novo período letivo, com palestras e atividades. O evento é 100% on-line, com acesso pela plataforma Teams, às 19h, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento profissional dos alunos para o mercado de trabalho e orientá-los quanto às plataformas e ferramentas utilizadas durante as aulas.
No dia 1º, às 19h, a palestra será sobre o tema “IA: Transformando o Aprendizado Universitário”, com o pesquisador, especialista em Inovação e professor do curso de Escola de Gestão & Negócios, Washington Lemos, e com a coordenadora dos cursos de Engenharia Digital e especialista em Inovação, Marília Rios.
Para o dia 2, também às 19h, ocorrem duas palestras simultâneas, podendo escolher o tema que mais agrada ao participante:
A palestra “Do Pensamento à Publicação: Navegando na Jornada Científica na Academia”, vai ser ministrada pela bióloga e professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Carolina Dornelas Rodrigues, com o apoio de egressos do UniFOA.
Já o tema “Empregabilidade desde a Graduação: o Desafio de Empreender com Ideias na Cabeça”, será explorado pelo administrador e professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Administração, Negócios, Gestão, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial, Rafael Paiva, e também pelo economista e professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Bruno Visconti.
As palestras do Start abrangem temáticas atuais, mas os eventos contam ainda com a orientação acadêmica para os novos estudantes. Basta escolher o tema que mais tenha a ver com a sua carreira para aprender a desenvolver novas habilidades, que serão um grande diferencial no mercado de trabalho.
Sua vida acadêmica na palma da mão.
A cárie em bebê ocorre muito mais do que se imagina. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, quase 30% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente de leite cariado. Para quem acha que não tem nada demais nisso, já que os dentes de leite logo serão substituídos pelos dentes permanentes, não é bem assim.
Conforme explica a dentista e professora do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Carolina Hartung, a cárie dentária pode desenvolver-se em qualquer faixa etária, inclusive em crianças menores de 2 anos. Trata-se de uma doença com possíveis complicações; desenvolve-se com a ingestão de açúcares e pode ser prevenida.
“Mesmo que a maioria das pessoas pense que cárie é aquele pontinho escuro ou preto no dente, ou quando aparece um 'buraquinho', as lesões iniciais de cárie são só manchas brancas. Essas manchas aparecem bem no começo da doença e, nessa fase, o dente ainda não quebrou, ou seja, sem nenhum buraquinho. Nesse ponto, dá para paralisar a doença cárie”, salientou.
A cárie é uma condição que se desenvolve quando bactérias começam a produzir ácidos, resultando na perda gradual dos minerais da estrutura dentária, levando à deterioração. Esse processo requer uma frequência alimentar elevada, ou seja, a pessoa precisa comer muitas vezes ao dia.
“Um exemplo disso é quando alguém está sempre ‘beliscando’. No caso dos bebês, é comum a presença de copos de sucos e biscoitinhos ao alcance, o que leva o bebê a consumir esses alimentos várias vezes ao dia. É preciso destacar que, para que a cárie se desenvolva, é essencial que a dieta contenha açúcar. Portanto, a cárie é uma doença que depende da presença de açúcar”, alertou Carolina Hartung.
Por isso é necessário levar o bebê para consultar um odontopediatra, uma vez que esse profissional é capacitado para orientar a família e cuidar da criança. Atualmente, a recomendação é que a primeira visita à odontopediatra ocorra logo no nascimento para avaliar as estruturas da boca do bebê e, num segundo momento, quando o primeiro dente nasce, para receber as orientações e prevenir a cárie dentária.
Existem várias opções de tratamento, que são indicadas de acordo com as circunstâncias específicas. De maneira geral, são feitas terapias que incluem o uso de flúor profissional, restaurações com materiais bioativos que contribuem para a remineralização dos dentes, e a aplicação de cariostáticos, que são materiais capazes de interromper a progressão da lesão cariosa.
“Os tratamentos em bebês têm um foco preventivo e visam restaurar a saúde bucal. Devido ao fato de serem seres muito pequenos e ainda não terem maturidade e cooperação, a participação em tratamentos é geralmente baixa ou inexistente. Portanto, tratamentos prolongados, incluindo procedimentos estéticos, muitas vezes não são viáveis de serem realizados”, esclareceu Carolina.
A recomendação mais importante é não incluir açúcar refinado na dieta do bebê. Se não tem açúcar, não tem cárie. Além disso, é indicado escovar os dentes do bebê duas vezes ao dia. Existe creme dental para os bebês, com a concentração específica de flúor, mas a quantidade dispensada nas cerdas da escova deve ser muito pequena, equivalente a um grão de arroz cru.
“Isso se deve ao fato de que os bebês ainda não têm o hábito de cuspir e é crucial controlar a quantidade para evitar ingestão excessiva”, ressaltou, acrescentando que “é importante ir ao odontopediatra para que o profissional prescreva o creme dental adequado e ensine aos responsáveis a técnica correta de escovação. Esse acompanhamento é fundamental para garantir a saúde bucal do bebê desde cedo”, finalizou a professora.
O período de férias é sempre muito aguardo por qualquer pessoa. Ter um período de recesso da escola, faculdade ou trabalho é fundamental tanto para o corpo, como para a mente, independentemente da idade. Em especial para as crianças e adolescentes, essa época é de muito entretenimento, tanto em atividades individuais, como coletivas, que promovam dinâmicas divertidas e inclusivas para todos.
É o que aconteceu durante a semana no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Apoiando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL de Volta Redonda e o curso de Educação Física da instituição, o Centro Universitário recebeu crianças do entorno do campus Olezio Galotti para a colônia de férias de verão organizada pela secretaria. A iniciativa conta com atividades, como queimada, futebol e vôlei com intuito de promover a interação e diversão em todos os âmbitos.
A SMEL já tem a tradição de organizar colônias de férias sempre na última semana de recesso escolar em janeiro, e a primeira das férias de inverno, em julho.
Ao todo são nove núcleos escolhidos para reunir os jovens, sendo o Centro Universitário um dos selecionados para entretê-los. Além do UniFOA, os bairros Açude, Retiro, Siderlândia, Santo Agostinho, Santa Cruz, bairro 249, Vila Rica e o ginásio de Três Poços são as outras localidades onde se realiza a colônia de férias.
A parceria entre o Centro Universitário e a SMEL é muito sólida e de mútuo benefício entre as partes. Segundo o subsecretário da secretaria e professor do curso de Educação Física, Daniel Ferreira, o UniFOA tem sido um grande aliado em diversos eventos de prática esportiva e projetos sociais:
“O UniFOA tem ajudado demais a SMEL quanto à organização de várias iniciativas, como os jogos estudantis e o festival de dança. O curso de Educação Física, de um modo geral, tem sido bastante receptivo quanto à organização dessas atividades, pois tanto a secretaria como o curso têm interesses de prática em comum em relação ao esporte e lazer, o que facilita e engrandece a nossa relação!”, destacou Daniel, muito satisfeito com o desenvolvimento dos projetos realizados.
A receptividade do UniFOA quanto às propostas de projetos sociais reforça, ainda mais, a preocupação e o interesse quanto ao assunto ‘Bem-estar social’. O comprometimento e foco do Centro Universitário sempre estarão voltados aos benefícios e impactos sociais causados pelas ações da instituição:
“Minha experiência tem sido muito legal, de um modo geral. Estou me divertindo demais, pois as atividades são muito dinâmicas e animadas”, declarou Rilson Fernando, adolescente de 15 anos muito empolgado em participar da colônia de férias organizada no UniFOA.
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O Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA divulgou, nesta quarta-feira (24), o edital de prorrogação para as inscrições do Processo Seletivo de Transferência Externa para o Curso de Graduação em Medicina, com um total de 14 vagas, para o primeiro semestre de 2024.
A inscrição do processo seletivo será realizada no Portal do Candidato, até às 10h do dia 29 deste mês (segunda-feira).
O curso de Medicina é presencial e funciona no Campus Universitário Olezio Galotti, no bairro Três Poços, em Volta Redonda-RJ.
As vagas estão assim divididas: 07 para o segundo período; 05 para o terceiro período e 02 para o Módulo V.
Para participar, o candidato deverá seguir as seguintes diretrizes:
Ter concluído o(s) período(s) ou módulo(s) anterior(es) do curso de origem, com aprovação e sem dependência(s); cursar o período ou módulo para o qual pleiteou a vaga no ato da inscrição, não sendo possível a progressão de período(s) ou módulo(s); estar matriculado em cursos de Medicina oriundos de instituições reconhecidas pelo MEC, com o trancamento de matrícula comprovada.
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher a ficha, informando os dados pessoais, nome completo (conforme cadastro na Receita Federal) e criar uma senha pessoal. Deverão ser observados os campos obrigatórios, além de indicar o período ou módulo para o qual deseja pleitear a vaga.
No ato da inscrição será obrigatório postar/encaminhar a documentação exigida, sendo que a falta de qualquer documento poderá impedir a realização da análise e indeferimento da inscrição. Este processo seletivo é válido para apenas uma vaga no período ou módulo indicado no ato da inscrição.
Declaração de autorização e/ou reconhecimento pelo MEC do curso de origem; declaração de estar devidamente matriculado na faculdade de origem, comprovando a situação de aluno regular; Histórico Escolar atualizado do curso de origem no território nacional; programa das disciplinas cursadas ou ementas, plano de ensino expedido pela faculdade de origem; Carteira de Identidade/RG e CPF do candidato, e comprovante de residência do candidato.
A falta de quaisquer documentos exigidos para a inscrição ou a existência de informações conflitantes implica na invalidação da inscrição, impossibilitando o candidato participar da seleção neste Processo Seletivo de Transferência Externa.
O Processo Seletivo de Transferência Externa para o curso de graduação em Medicina terá caráter classificatório e eliminatório e será realizado em duas etapas. A primeira por meio da Análise do Histórico Escolar e a segunda será composta de prova de conhecimentos e prova de habilidades.
A prova de conhecimentos será realizada no dia 2 de fevereiro, das 13h às 14h, no prédio 13, sala 301, no Campus Universitário Olezio Galotti, localizado na Av. Dauro Peixoto Aragão, 1.325 - Três Poços - Volta Redonda-RJ. Já a prova de habilidades será realizada também no dia 2 de fevereiro, das 14h20min às 17h, nos Laboratórios do UniFOA, no mesmo local.
A primeira etapa (inscrição) será divulgada pelo UniFOA, no dia 30 de janeiro, a partir das 14h, no Portal do Candidato. Já os gabaritos das provas de conhecimento e de habilidades, bem como os resultados da segunda etapa serão divulgados no dia 07 de fevereiro, a partir das 14h, no mesmo portal.
É assegurado ao candidato classificado ou não, o direito a ter acesso à sua pontuação obtida nas provas realizadas neste processo seletivo.
Serão considerados classificados e convocados à matrícula, os primeiros colocados, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação, até o preenchimento do número de vagas ofertadas em cada módulo e período, para o primeiro semestre de 2024.
As matrículas dos candidatos classificados e convocados para o primeiro semestre de 2024 serão realizadas de forma presencial na Secretaria Geral, no período entre 15 e 19 de fevereiro, no Campus Universitário Olezio Galotti, Três Poços - Volta Redonda – RJ.
Se você está pensando em participar do Processo Seletivo de Transferência Externa para o Curso de Medicina, boa sorte e seja bem-vindo!
Entrar na universidade e estudar no curso dos sonhos é uma realização acadêmica para qualquer pessoa. Porém, é inevitável que gastos precisem ser feitos para ingressar em um ensino de excelência e relevância.
Mas, no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA isso é completamente acessível!
Agora o UniFOA tem convênio com o Banco Cooperativo do Brasil – Sicoob, por isso todos os universitários e futuros ingressantes tem a oportunidade de estudar sem pesar o bolso. O programa, fruto da união de forças entre as duas instituições, pode ser contratado semestralmente, tendo a possibilidade de ser solicitado durante o curso inteiro
O programa apresenta diversas vantagens para os estudantes:
Os interessados devem clicar neste link e seguir as etapas a seguir para realizar o cadastro:
O avalista é aquele que se responsabiliza pelo pagamento, caso o cliente não o realize como combinado no financiamento em questão. Para estar apto a participar do programa, o estudante deve ter, pelo menos, um avalista com uma renda mínima disponibilizada no site, que varia conforme o valor da parcela do financiamento.
Clique aqui, caso tenha ficado com alguma dúvida referente ao cadastro.
É importante citar que os valores do pagamento NÃO se acumulam. Ao contratar um financiamento de um período de 6 meses em janeiro, por exemplo, o estudante terá 12 meses para efetuar o pagamento, até janeiro do próximo ano. Caso após esse período de 6 meses, em junho, o aluno queira renovar o acordo já para o próximo semestre, ele firmará esse acordo e pagará somente as parcelas do primeiro acordo até janeiro do ano seguinte.
Ele começa a pagar as parcelas do segundo acordo somente após quitar tudo referente ao primeiro, já que não há acumulo de pagamento. Dessa forma, o estudante sempre terá um ano para pagar cada período da graduação.
O serviço pode ser contratado para o curso inteiro, com renovação a cada semestre e carência a partir do 2º pagamento, que eleva um pouco o volume de encargos. Ou seja, caso o estudante deseje o financiamento para todo o tempo necessário para a graduação, ele deve firmar um novo acordo a cada semestre.
Caso queira entender melhor, assista a este vídeo rápido referente ao fluxo de pagamento.
O valor de cada parcela do financiamento é referente a metade do valor da mensalidade integral do curso que está financiando + encargos (Juros e IOF). IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras, sendo cobrado por todas as ações financeiras realizadas em determinado meio
O Seguro Prestamista é opcional. Ele protege a família do contratante de pagar as parcelas restantes no contrato do financiamento, caso aconteça alguma coisa com ele.
Se ficou com alguma dúvida, saiba mais ao assistir ao assistir este conteúdo sobre taxas, juros e seguros
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A Fundação Oswaldo Aranha - FOA participou do workshop exclusivo “Seja Incrível: Definindo a Rota com Facilitadores e Auditores”, promovido pela Gerência da garantia da qualidade e especificação, setor responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, com a palestra ´Desempenhos Incríveis para Pessoas Incríveis´, ministrada pelo Professor Alessandro Orofino, que atua na Assessoria da Presidência da FOA.
O evento, que foi realizado no último dia 18, na Fundação CSN, localizada na Vila Santa Cecília, impactou 40 pessoas, mais especificamente profissionais envolvidos no sistema de gestão da qualidade. O objetivo do workshop é fortalecer o engajamento e a motivação, alinhando-os de maneira integral com os objetivos da Gerência de garantia da qualidade e especificação da CSN.
Para a gerente de Gestão da Qualidade e Especificação, Elisangela Ferrari, “o encontro foi ótimo e agradeço imensamente ao Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, especialmente a Alessandro Orofino, pela participação e interação excepcional com este time de sucesso”, enalteceu.
Já para o professor Orofino, o encontro foi ótimo em vários aspectos. “A palestra, além de estimular e motivar as lideranças para os novos tempos do trabalho, serviu para estreitar ainda mais os laços entre a FOA e a CSN, duas forças da região para gerar novas inovações e oportunidades”, finalizou.
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A Fundação Oswaldo Aranha (FOA), mantenedora do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, torna público o edital para inscrições no Programa de Bolsas do Santander Facilita – Edição 2023/2024. O programa visa oferecer apoio financeiro a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da instituição, promovendo, assim, a igualdade de oportunidades educacionais.
O Programa de Bolsas do Santander Graduação tem como principal objetivo proporcionar aos alunos selecionados pela FOA/UniFOA o recebimento de apoio financeiro oferecido pelo Banco Santander. Esse suporte será repassado diretamente à FOA, contribuindo para custear os gastos relacionados à realização dos cursos de graduação presencial.
Os alunos interessados em participar do programa devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
Os alunos que já foram contemplados com bolsas do Santander Universidades na edição de 2023 anterior à presente edição não poderão participar do Programa. O estudante deve aderir às condições do edital ao realizar a inscrição.
O Santander concederá 3 (três) bolsas no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada. O repasse será realizado diretamente à FOA para compensação no primeiro semestre de 2024, sobre os valores em aberto dos alunos do UniFOA contemplados neste Programa.
As inscrições para o Programa de Bolsas do Santander Facilita – Edição 2023/2024 foram prorrogadas até o dia 29/02/2024. Os interessados devem acessar e se inscrever na plataforma online https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/bolsas-santander-santander-facilita. A participação dos candidatos é totalmente gratuita.
Os critérios para concorrer à bolsa incluem estar regularmente matriculado, não estar nos últimos semestres/ano do curso, ter perfil socioeconômico vulnerável, evidenciado por análise socioeconômica.
Para concorrer, além da inscrição online, o candidato deve encaminhar para o e-mail: bolsagraduacao@foa.org.br à Comissão de Seleção os documentos necessários para análise socioeconômica. A Comissão de Seleção poderá solicitar documentos adicionais durante o processo de avaliação social.
Os contemplados serão comunicados individualmente por e-mail ou telefone institucional até o dia 20/03/2024. A manutenção da bolsa requer compromisso com o curso, bom desempenho acadêmico e conta corrente ativa no Santander.
A FOA/UniFOA enfatiza que a participação no Programa implica na total aceitação das disposições do edital. Dúvidas adicionais ou casos não previstos no edital serão analisados pela Comissão de Seleção, cujas decisões serão homologadas pela Presidência da Fundação Oswaldo Aranha.
EDITAL DE SELEÇÃO - PROGRAMA DE BOLSAS DO SANTANDER FACILITA - EDIÇÃO 2023-2024.
PRORROGAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO - PROGRAMA DE BOLSAS DO SANTANDER FACILITA - EDIÇÃO 2023.2024
O processo seletivo de estágio para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Smel foi preenchido majoritariamente pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA. O resultado final, divulgado pela Prefeitura de Volta Redonda no último dia 13, mostrou que das 40 vagas de estágio, 27 foram preenchidas pelo UniFOA, motivo de orgulho para a instituição.
O professor e coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, considera que o trabalho bem elaborado é o motivo para a boa colocação do UniFOA. “Tivemos a aprovação, inclusive, de três alunos do segundo período, mas que terão de esperar, uma vez que o edital pede estagiários que estejam cursando o quinto período. Mas a conquista é o resultado de muito trabalho e dedicação de professores e da gestão do curso”.
Ainda segundo Silvio, a Smel tem uma área de atuação bem abrangente, trabalhando com todas as idades – desde a criança até o idoso -, em diversos programas, sem contar com os grandes eventos promovidos pela Secretaria, como os Jogos Estudantis, campeonatos de Natação e a Olimpede, que oferece a oportunidade de conviver com grupos de pessoas especiais, públicos diversos e até de outros estados da Federação, ampliando os horizontes dos futuros profissionais.
Os projetos esportivos e de lazer promovidos pela Smel dão aos estagiários a oportunidade de apoiar e ajudar os professores durante as aulas, além de atuarem no planejamento das atividades desenvolvidas nos ginásios poliesportivos e nos eventos de pequeno, médio e grande portes. O estágio tem duração de um ano, mas os alunos podem participar de outro processo seletivo e continuar ampliando o aprendizado.
De acordo com o subsecretário da Smel, Daniel Ferreira, “a secretaria tem como meta desenvolver as políticas que cuidam do acesso das pessoas ao esporte e ao lazer e, das 40 vagas de estágio oferecidas anualmente, o UniFOA tradicionalmente fica com a maioria”, disse.
“Trabalhamos, basicamente, com cinco projetos – relacionados com a idade -, como Iniciação Esportiva (até 11 anos), Esporte e Cidadania (12 a 17 anos), Viva a Vida (18 aos 59 anos) e Viva a Melhor Idade (60 anos em diante), além do programa Incluir que é destinado a portadores de deficiências, sem idade limite”, explicou, acrescentando que o estagiário acaba acompanhando o profissional de Educação Física na participação desses programas.
Angélica Teixeira está cursando o sétimo período e, pela segunda vez, foi admitida no processo seletivo da Smel, ficando classificada em terceiro lugar deste concurso. “O estágio na Smel é uma experiência muito boa porque temos a oportunidade de atuar em diversos viés da Educação Física como esporte, lazer, treinamento de força, dança, além de atender a diversas faixas etárias”.
A discente chama a atenção para o trabalho em projetos de inclusão, que atendem pessoas com deficiência, além da preocupação em contribuir com a qualidade de vida e autonomia dos idosos. “O estagiário também recebe uma bolsa, que ajuda muito no investimento nos estudos, além de agregar conhecimento e experiência, nos dando a certeza da contribuição na formação e carreira profissional”.
Confira os alunos do curso de Educação Física aprovados para o estágio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer:
Igor Nascimento Pereira, Luiz Carlos Jeremias Raymundo Junior, Beatriz da Cruz Ribeiro dos Santos, João Gabriel da Silva Marinho Bonifacio, Raphaela de Souza Martins, Caio Henrique Lopes Dias, Angelica Teixeira Pereira, Yan Remy Alves Hott Ferreira, Ana Luisa Frantarolly Perfeito, Rodrigo Soares Branco, Marcela Corrêa Dias Rodriguês, Pedro Almeida Machado, Artur Romão Botelho, Sendrick Gruo Gonçalves, Guilherme Oliveira Tavares, Guilherme de Sá Silva Perina, Maryana Meira da Silva Santos, Ronaldo dos Santos Alves, Pedro Guilherme da Silva Fraga, Ana Carolina Soares de Oliveira, Giovanna Ribeiro de Souza, Guilherme Silva de Souza, Roberto José Juliano Junior, João Víctor dos Santos Ferreira, Isabella Oliveira Lima, Walace Fabrício Pamplona e Rubens Robson Brandão Pereira Filho.
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