Uma comissão composta pela reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), professora Ivanete Oliveira, e pelos pró-reitores Bruno Gambarato (Acadêmico) e Washington Lemos (Planejamento e Desenvolvimento), além do professor responsável pelo We Future, Rafael Lima, visitou essa semana o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) com o objetivo de estabelecer uma nova parceria estratégica. A colaboração entre as duas instituições promete impulsionar a inovação e a pesquisa no UniFOA, criando novas oportunidades para estudantes e docentes.
A visita teve como foco o conhecimento das operações do Centro de Tecnologia da Mauá, que é referência no desenvolvimento de novos materiais e soluções tecnológicas aplicadas à saúde, especialmente na área de próteses e implantes. Segundo Washington Lemos, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, "um dos principais objetivos é integrar os cursos de Medicina e Engenharia do UniFOA com os laboratórios e FAB Labs da Mauá, para formar grupos de estudo e desenvolvimento de soluções inovadoras." Ele destacou que a sinergia entre essas áreas pode gerar projetos de grande impacto social, sobretudo no desenvolvimento de materiais para a saúde humana.
Bruno Gambarato, pró-reitor Acadêmico, reforçou o valor da parceria ao destacar o potencial que o Instituto Mauá de Tecnologia traz para a comunidade acadêmica do UniFOA: "Com essa colaboração, nossos alunos terão acesso a projetos de inovação em parceria com mais de 260 empresas de renome, incluindo organizações como a NASA. Isso permitirá que nossos estudantes entrem em contato com tecnologias de ponta, ampliando suas competências e preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente."
Além disso, a parceria permitirá que os alunos do UniFOA participem de projetos com acesso a recursos mais robustos, fomentos de grandes empresas e infraestrutura de ponta, consolidando ainda mais a formação prática e científica dos estudantes, que terão a oportunidade de desenvolver competências que vão além da sala de aula, preparando-os para um mundo do trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
A reitora, professora Ivanete Oliveira expressou seu entusiasmo com a nova aliança: "Essa parceria é um marco no compromisso do UniFOA com a inovação e o protagonismo de nossos alunos. Estamos ampliando horizontes, criando mais oportunidades para nossos estudantes desenvolverem competências tecnológicas e científicas que os prepararão para o futuro. A colaboração com o Instituto Mauá de Tecnologia é um grande passo nessa direção, e estamos animados com os frutos que essa união trará."
A iniciativa não só fortalece o relacionamento entre o UniFOA e o IMT, mas também abre portas para futuros projetos acadêmicos e científicos, reafirmando o compromisso de ambas as instituições com a excelência educacional e a formação de profissionais capazes de transformar a sociedade com soluções sustentáveis e inovadoras.
Próximos Passos
A parceria prevê, além do desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, o fortalecimento do intercâmbio de conhecimento por meio de eventos, oficinas e projetos colaborativos, integrando diferentes áreas de estudo e potencializando a formação dos estudantes. A colaboração entre UniFOA e IMT promete ser um ponto de partida para a criação de um ambiente ainda mais dinâmico e inovador, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.
[elementor-template id="11211"]
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) deu mais um passo importante em sua busca por aprimorar a qualidade do ensino superior ao participar do módulo específico sobre "Psicometria e Estratégias Avançadas para uma Avaliação por Competências", oferecido pelo Consórcio STHEM Brasil. Esse módulo, que faz parte do Programa de Formação de Professores, foi ministrado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey e focou em temas cruciais como a psicometria aplicada à avaliação de competências, modelos de evolução de competências e habilitadores tecnológicos.
A formação, que combina atividades síncronas e presenciais, foi projetada para proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada das estratégias de avaliação por competências. Com sessões teóricas e práticas, o módulo visou equipar os docentes com as ferramentas necessárias para implementar avaliações que sejam mais alinhadas às exigências do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes.
O professor Luciano Azedias, um dos participantes do curso, falou sobre sua experiência e destacou a relevância do tema abordado. "O UniFOA participa há bastante tempo do STHEM, mas a cada ano sempre tem uma discussão diferente. Esse ano, a discussão é relacionada a avaliação por competências. Como avaliar por competência, como trabalhar isso com as Inteligências Artificiais, e fundamental para nós quanto docentes poder participar de uma formação tão boa, com uma equipe superespecializada," comentou Luciano, entusiasmado com a qualidade do treinamento.
A proposta de avaliar os alunos por competências representa uma mudança significativa no processo educacional. Segundo Luciano, essa abordagem oferece um "norte" tanto para os professores quanto para os alunos, respondendo a uma das perguntas mais frequentes em sala de aula: "Por que estou aprendendo isso?". Ele explica que ao estruturar um currículo voltado para competências, os estudantes passam a entender claramente quais habilidades precisam desenvolver e como serão avaliados. "Quando você monta um currículo voltado por competências, você está dizendo para o estudante: ‘Ao final da nossa disciplina, você precisa ter essas habilidades e será avaliado dessa forma’. Isso torna a avaliação mais real para o mercado de trabalho," destacou.
Ao integrar estratégias de avaliação por competências, os professores podem oferecer um ensino mais focado, preparando os estudantes não apenas para provas acadêmicas, mas para desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras. Essa metodologia não só melhora a clareza do processo de aprendizagem, como também torna a formação dos alunos mais relevante e aplicada, alinhando-se com as demandas do mercado de trabalho atual.
O Consórcio STHEM Brasil, conhecido por suas iniciativas em prol da inovação educacional, mais uma vez se destaca ao oferecer um programa que responde às necessidades contemporâneas da educação superior. O modelo TEC 21, adotado no curso, é um exemplo de como a educação pode ser transformada para melhor atender às expectativas do mercado e às necessidades dos estudantes.
O módulo de Psicometria e Avaliação por Competências não apenas enriqueceu o conhecimento dos professores do UniFOA, mas também trouxe uma nova perspectiva sobre como a educação pode ser conduzida de maneira mais eficaz e significativa.
Além do professor Luciano, estiveram presente as professoras Camila Hosken, Walkiria Marins, Tallita Vassequi e Rebeca Baltazar.
A Reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tornou público o edital para inscrições no Processo Seletivo de bolsas de incentivo para o desenvolvimento de Pesquisa Clínica em parceria com o Centro de Estudos e Atenção à Saúde Humana Jardim Amália LTDA, em conjunto com a Associação Instituto Projeto Cura.
As inscrições estarão abertas no período de 29/04/2024 a 01/05/2024 e devem ser realizadas via formulário específico disponível no link https://forms.office.com/r/biidZUJX1x. O processo de inscrição é gratuito.
Para se inscrever, é necessário estar matriculado entre o primeiro e o décimo semestre do curso de Medicina do UniFOA no momento da divulgação do edital e ter disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária definida no Termo de Compromisso.
A seleção será realizada em duas etapas: prova escrita e análise curricular. Na primeira etapa, os candidatos realizarão uma avaliação escrita no campus Universitário Olezio Galotti. Os conteúdos abordados serão os discutidos no III Simpósio de Pesquisa Clínica Sul Fluminense. Serão classificados para a segunda etapa os candidatos que obtiverem as 10 (dez) maiores notas, dentre aquelas iguais ou acima de 7,0 (sete vírgula zero).
Na segunda etapa, será realizada uma análise curricular, contabilizando documentos comprobatórios de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas diretamente com o curso de Medicina no UniFOA.
Serão destinadas 02 (duas) Bolsas de incentivo para desenvolvimento de Pesquisa Clínica no Centro de Estudos e Atenção à Saúde Humana Jardim Amália. O valor total por cada bolsa será de R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais), divididos em 12 (doze) parcelas mensais de R$ 400,00 (quatrocentos reais). As bolsas serão concedidas de acordo com o número de vagas disponíveis e a classificação obtida no processo seletivo.
O resultado final será divulgado em 16/05/2024 pelo site do Instituto Projeto CURA e pelo Instagram do Centro de Pesquisa Jardim Amália. Os candidatos contemplados devem comparecer ao Centro de Pesquisa Jardim Amália para dar início aos trâmites até 25/05/2024.
Confira o edital completo Edital CURA.
No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
[elementor-template id="11211"]
Não há dúvida que uma das maiores mudanças na vida é iniciar uma faculdade, que traz muitas transformações na vida do estudante, a começar pela transição da adolescência para a idade adulta. Mas o amadurecimento não condiz com a ação dos trotes universitários, quando os veteranos impõem atitudes vexatórias aos calouros, numa dispensável necessidade de distinguir os alunos novos dos antigos e que pode acabar resultando em práticas violentas.
No Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, o trote não é permitido, por determinação das leis estaduais 6436/96 e 7642/16, além de haver previsão de penalidade para prática desse tipo no Regimento Geral da instituição, com a prévia instauração de sindicância. As leis proíbem terminantemente essa prática, que é violenta, degradante, e os calouros, geralmente, se veem obrigados a participar das brincadeiras sem graça.
De acordo com o pró-reitor Acadêmico, Bruno Gambarato, “são vários tipos de violência e a FOA/UniFOA repudia todas, sem exceção. No momento em que o estudante está chegando para iniciar uma vida nova, vem alguém que faz questão de dizer que ele vale menos, humilhando-o. Sem contar o perigo que esse ato pode significar para a saúde do estudante, quando recebe tintas na pele, por exemplo”.
Em todo início de semestre os estudantes são comunicados, através de uma Notificação Extrajudicial, que qualquer atitude que vise ao “trote de calouros” (Art.143, inciso III, alínea f do Regimento Geral do UniFOA), é terminantemente proibida. Os alunos recebem ainda, uma segunda Notificação Extrajudicial, onde registra o repudio a “qualquer ameaça, ofensa ou agressão – física, moral ou verbal”.
Todos os estudantes têm que dar ciência de que receberam as notificações e que, havendo transgressão das referidas leis, a FOA/UniFOA tomará as providências necessárias no sentido de aplicar aos envolvidos as penalidades previstas no Regimento Geral do UniFOA, podendo inclusive adotar medidas judiciais cabíveis, dependendo do caso.
Segundo Bruno Gambarato, o aluno que se sentir incomodado com alguma atitude agressiva por parte de outro, “deve buscar o canal da Ouvidoria, que pode ser acessado pelo site sem precisar se identificar, ou procurar o coordenador do curso, que é pessoa mais próxima dele e que vai orientá-lo da melhor forma”.
Normalmente, esses casos são investigados, podendo haver até a abertura de sindicância, formada por uma comissão que vai ouvir as partes envolvidas, analisar e deliberar a recomendação de sanção disciplinar, que pode ser desde advertência verbal até a expulsão, depende da gravidade do ato.
Os casos desse tipo são muito raros, em todos os campi do UniFOA. “Fomos construindo uma cultura, onde a recepção dos novos estudantes é para as boas-vindas. O bom da faculdade é fazer festa, que precisa ser curtida de forma positiva, e é o que temos vistos nos últimos tempos”, constatou Bruno.
O 10º Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio Sthem Brasil busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas. O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA é uma das instituições participantes do consórcio.
O encontro é voltado aos professores, coordenadores e gestores educacionais das IES e demais instituições de ensino públicas e privadas de ensino básico e superior. O objetivo é manter o compromisso com a qualidade, a cooperação entre as instituições, o engajamento e a capacidade de aprendizagem contínua, contribuindo para a formação de docentes e gestores educacionais capazes de lidar com os desafios da sociedade.
O Fórum será realizado de forma híbrida (presencial e on-line), com o apoio do Centro Universitário do Distrito Federal- UDF, nos dias 10, 11 e 12 de abril. Serão apresentados os trabalhos de pesquisa e relatos de experiência em inovação acadêmica, implementadas pelas IES, sendo que o envio de trabalhos está previsto até às 23h59min do dia 15 de fevereiro de 2024.
Os trabalhos poderão ser apresentados nos formatos: Relato de Experiência para apresentação oral de 10 minutos; Resumos Expandidos para apresentação oral de 10 minutos, e Artigos Completos para apresentação oral de 20 minutos. O preenchimento do formulário com os dados completos de cada autor deve ser realizado no momento da submissão do trabalho.
É obrigatória a utilização dos templates disponíveis no site, sendo que os trabalhos que não obedecerem aos respectivos templates, serão desconsiderados.
Todas as dúvidas sobre as normas exigidas na apresentação dos trabalhos podem ser esclarecidas no site, e a relação dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada até o dia 10 de março de 2024.
O Consórcio Sthem Brasil é uma rede, criada em 21 de novembro de 2013, por meio da iniciativa de onze IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), e conta com o apoio integral do LASPAU - afiliado à Universidade de Harvard. O objetivo é investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.
O consórcio tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para o momento atual.
Com 10 anos de atuação, o Sthem reúne mais de 65 IES, entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal. É uma reunião voluntária de instituições, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação.
A importância da LASPAU
Todo o sucesso alcançado pelo Consórcio Sthem Brasil nesses 10 anos, passa pela parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, que se dedica ao fortalecimento do ensino superior no Hemisfério Ocidental desde sua fundação, em 1964.
Mais de 20.000 estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos e profissionais das Américas têm participado em programas desenhados ou administrados por LASPAU, possibilitando contato com importantes universidades como Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT, Harvard University, Olin College of Engineering e Université de Montréal.
A instituição recebeu na manhã desta quarta-feira, 13, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, uma comitiva especial da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), composta por professores pesquisadores, acompanhada por representantes da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda. O encontro promoveu um intercâmbio valioso de ideias e experiências, visando fortalecer as relações entre as instituições e impulsionar iniciativas inovadoras na região.
A Univap, reconhecida por seu compromisso e larga experiência com a inovação, mantém sólidas conexões com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, o qual abriga uma incubadora considerada uma das cinco melhores do mundo.
Essa expertise em empreendedorismo e inovação motivou o encontro, que contou com a presença do pró-reitor de planejamento e desenvolvimento, Márcio Lins, e do pró-reitor acadêmico, Bruno Gambarato, que representaram o UniFOA, juntamente com o professor Rafael Lima, que coordena os trabalhos de desenvolvimento do nosso centro de inovação tecnológica.
A condução do encontro ficou a cargo da superintendência executiva, liderada por Josiane Sampaio, em colaboração com Alessandro Orofino, da assessoria da presidência da FOA.
Este encontro estratégico serviu como ponto de partida para a articulação de projetos e parcerias entre a FOA, Associação Comercial e Prefeitura de Volta Redonda. O objetivo é impulsionar o ecossistema de inovação na região, aproveitando o conhecimento e a experiência de ambas as instituições.
“A FOA/UniFOA, que se destaca como um polo de fomento à inovação, vê nessa colaboração uma oportunidade única para enriquecer o cenário local com iniciativas que transcendem as fronteiras acadêmicas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da comunidade”, afirmou Alessandro Orofino.
Seguiram-se a esta reunião mais duas visitas com reuniões na Prefeitura Municipal de Volta Redonda e na CSN, em que os representantes da Univap louvaram o nível de amadurecimento e união que as instituições demonstram no esforço de construir um importante polo de inovação tecnológica em nossa cidade.
A expectativa é que essa parceria proporcione resultados significativos, contribuindo para o avanço da inovação, pesquisa e empreendedorismo na região tendo o UniFOA como importante protagonista.
A comitiva conheceu o auditório William Monachesi, o novo prédio do curso de Medicina, além dos laboratórios de realidade virtual dos cursos da área da saúde, como o NAVE e o laboratório Morfofuncional.
[elementor-template id="11211"]
Com previsão de abertura para sexta-feira (30), as inscrições para os processos seletivos de Medicina e mais cursos de graduação do UniFOA, das áreas de saúde, humanas e exatas, foram assuntos no Programa Fato Popular (88 FM), na manhã desta quinta-feira (29).
Em entrevista ao comunicador Carlos Albertassi, o pró-reitor acadêmico da instituição, Luciano Azedias, explicou sobre as formas de ingresso, vagas e como são as etapas até o resultado final.
Segundo o professor, serão ofertadas 120 vagas para Medicina, sendo 60 para o primeiro semestre de 2023 e as outras 60 para o segundo semestre do mesmo ano. Desde 2015, o ingresso para essa graduação no UniFOA acontece somente por meio do aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Já para os outros cursos, listados abaixo, os candidatos podem optar entre duas opções: com a nota do Enem ou por meio de prova on-line.
Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)
Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)
As informações completas, referentes aos processos seletivos e vagas disponíveis para cada curso estarão contidas nos respectivos editais, previstos para serem divulgados nesta sexta-feira, dia 30, no site do UniFOA.
Em todo o mundo, em agosto é comemorado o Mês da Juventude. E a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda preparou um mês repleto de atividades e eventos para os jovens do município.
A prefeitura disponibilizou uma semana para atividades no UniFOA, onde diversas ações serão realizadas com estes jovens, com intenção de esclarecimentos, apresentações, conversas e visitas, numa agenda que teve início na terça-feira (16) e seguirá até sexta (19), como Partiu UniFOA, Visita orientada, Workshop de visão empreendedora, bate papo sobre Sisu, Enem, vestibular, como funciona o ingresso do estudante nas instituições de ensino superior e uma oficina de como fabricar sabão.
A ação de terça-feira reuniu cerca de 50 estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio João XXII, no prédio 18 do Campus Olezio Galotti, em Três Poços, que trocaram ideias e tiraram várias dúvidas com os coordenadores dos cursos de Design (Aline Botelho), Educação Física (Silvio Vilela), Nutrição (Alden dos Santos) e Odontologia (Rosiléa Hartung).
Alguns estudantes disseram que entraram na atividade com uma ideia e já começaram a repensar o futuro, como Alice Souza Trindade, de 17 anos: “Depois da fala da coordenadora [Aline] e pensando em meu hobby de preparar apresentações, por exemplo, já estou considerando algo que me remeta à faculdade e profissão, como Design e foi muito proveitoso pra mim”.
O estudante Emerson de Souza Oliveira, de 23 anos, ficou encantado com o projeto voltado aos jovens. “Este é um projeto inovador, que nos ajuda com os planos de futuro acadêmico”.
“Nós temos certeza que esta é uma ótima oportunidade para os jovens conhecerem o UniFOA e para nós, de mostrar que somos capazes de oferecer experiências únicas, que eles vão levar pra vida. Estamos muito felizes com a parceria e aproveitamos para agradecer a Coordenadoria da Juventude”, finalizou a supervisora de Eventos do UniFOA, Lara Prado.
Internamente, as atividades são realizadas em conjunto com o setor de Eventos e pró-reitorias Acadêmica e de Extensão.
Programação
Nesta quarta-feira a atividade continua no prédio 18, com um workshop sobre o tema “Visão empreendedora”, com exemplo de plano de negócios, de 13h30 às 16h, com a professora Luciana Werneck e é voltado para o público dos CRAS.
Na quinta-feira (18), está prevista uma visita orientada no Campus Olezio Galotti e, em seguida, um bate-papo com o público do pré-vestibular sobre Sisu, ProUni, Enem e Vestibular, entre outros assuntos, com o professor Luciano Azedias. A ação acontece no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, das 18h às 21 horas.
A Semana da Juventude no UniFOA será encerrada na sexta-feira (19), com uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, interessante pra quem curte práticas manuais e deseja promover a própria renda: uma Oficina de Sabão, com Érika Rodrigues. A ação será realizada na Sala Verde, das 13h30min às 16h e é direcionada a estudantes do ensino médio.
Na última terça-feira, dia 2, funcionários dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) receberam o 1º Capacita CCS, no auditório da Medicina, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O objetivo foi orientar e atualizar os técnicos e profissionais que atuam e são responsáveis pelos respectivos locais.
Os funcionários foram capacitados com informações pertinentes e comuns a todos os laboratórios, sobretudo quanto à utilização dos espaços e materiais. Durante a apresentação, foi reforçada, por exemplo, a importância de solicitar o preenchimento de documentos aos professores e estudantes, com autorização para execução de projetos.
O pró-reitor Acadêmico, Luciano Azedias, introduziu o 1º Capacita CCS, em apoio à iniciativa. A supervisora de Laboratórios do Centro de Ciências da Saúde, Cyntia Esposti Veloso Machado, explicou que percebeu a necessidade desse encontro para unificar as instruções, a fim de otimizar e padronizar as regras em todos os laboratórios. E, assim, manter a mesma organização e posicionamento profissional.
“Ninguém deve conhecer mais os laboratórios do que os responsáveis por eles. Por isso, é fundamental que todos os técnicos e demais profissionais saibam manusear os equipamentos e, quando não souberem, busquem ajuda e instrução. Todos seguindo as mesmas orientações, conseguimos manter a organização padronizadas dos laboratórios”, evidenciou Cyntia.
Os participantes receberam novos manuais de utilização específicos para cada laboratório e aprovaram a capacitação, como garante Michelli Nascimento, técnica do Laboratório de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia há 13 anos.
“Foi excelente para uniformizar a informação para todos. Assim, passamos também mais segurança para os estudantes, professores e visitantes. Essa capacitação é algo que já pedíamos e é importante para nosso trabalho em equipe. Mesmo que os laboratórios sejam diferentes, a gente se ajuda”, afirmou Michelli.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha