Aconteceu no último dia 17, a Aula Inaugural do Pré-Enem gratuito, uma parceria com grandes Instituições de ensino da cidade. No auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, alunos, professores e diretores estiveram na tarde de abertura do curso.
Em mais uma parceria que fomenta a qualidade do ensino, o Centro Universitário de Volta Redonda entrou para o projeto no início do ano, oferecendo aulas na área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia. O curso também conta com a contribuição da UFF – Universidade Federal Fluminense, que fornece ensino em Matemática, Física e Química. As aulas são parte do projeto que oferece estudo preparatório para ingresso no Ensino Superior, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O presidente da FOA, Eduardo Prado, participou do evento e reforçou a importância dessa união para a entrega de um ensino de qualidade em todas as etapas, assim como o comprometimento do aluno com os estudos. “O momento é de dedicação. Este curso vai ajudar vocês no acesso à faculdade, portanto, tenham foco. Não há futuro sem educação”, incentivou Prado, colocando o UniFOA à disposição dos alunos.
O curso preparatório é uma parceria com a PMVR, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv), a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF. “A iniciativa contribui para promovermos um acesso aos estudos com qualidade. É muito gratificante poder participar de um projeto desses. Estar trabalhando em conjunto com essas grandes instituições reforça que estamos no caminho certo para a entrega de pessoas melhores, com a Educação em foco”, comentou o Presidente da FOA, que aproveitou para agradecer ao Prefeito Neto e à Larissa Garcez, "Estamos gratos pelo convite em participar desta importante ação em educação para jovens de Volta Redonda, visando o desenvolvimento acadêmico".
Segundo a Coordenadora da Juventude da PMVR, Larissa Garcez, o número de vagas dobrou de 40, em 2022, para 80 neste ano. Foram mais de 250 inscritos para a turma de 2023 e 93% dela são provenientes de escolas públicas da cidade. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. A turma está fechada e para próximas oportunidades, Larissa informou que em dezembro será aberto novo edital para interessados.
A ação de extensão ao ensino compartilhado atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.
As aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado.
Começaram nesta terça-feira, dia 9, as inscrições do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022. O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA divulgou a relação completa de cursos de graduação que somam 300 vagas disponíveis por meio do programa.
Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 12, pelo link: https://acessounico.mec.gov.br/fies. Os resultados serão divulgados em chamada única, na próxima terça-feira, dia 16. Os inscritos que não forem selecionados na chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera.
Administração (bacharelado) – 15 vagas
Ciências Biológicas (bacharelado) – 10 vagas
Ciências Biológicas (licenciatura) – 10 vagas
Ciências Contábeis (bacharelado) – 15 vagas
Design (bacharelado) – 15 vagas
Direito (bacharelado) – 20 vagas
Educação Física (bacharelado) – 10 vagas
Educação Física (licenciatura) – 10 vagas
Enfermagem (bacharelado) – 16 vagas
Engenharia Ambiental (bacharelado) – 20 vagas
Engenharia Civil (bacharelado) – 20 vagas
Engenharia de Produção (bacharelado) – 20 vagas
Engenharia Elétrica (bacharelado) – 20 vagas
Engenharia Mecânica (bacharelado) – 20 vagas
Jornalismo (bacharelado) – 10 vagas
Medicina* (bacharelado) – 20 vagas
Nutrição (bacharelado) – 20 vagas
Odontologia (bacharelado) – 4 vagas
Publicidade e Propaganda (bacharelado) – 10 vagas
Sistemas de Informação (bacharelado) – 15 vagas
*As vagas para o curso de Medicina são liberadas somente para os alunos já matriculados no UniFOA, a partir do 2º período.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), podem concorrer às vagas quem participou de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, desde que a pontuação média nas quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) tenha sido igual ou superior a 450 pontos e na Redação qualquer nota acima de zero. Além disso, a renda familiar mensal bruta deve ser de 1 a 3 salários mínimos (per capita).
- Acessando o sistema de inscrição do Fies, em período determinado em edital e possuir cadastro no "Login Único" do governo federal, conta gov.br;
- Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para a página do gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas;
- Após concluído o cadastro, você será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.
- 9 a 12 de agosto: inscrição
- 16 de agosto: resultado da chamada única e lista de espera
- 17 a 19 de agosto: prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular
- 22 de agosto a 22 de setembro: prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera
Enriquecer o ensino e expandir o conhecimento é sempre uma busca constante no meio educacional. E não é diferente para os pré-vestibulandos, que estão se preparando para escolher a profissão de suas vidas e seu ingresso à uma faculdade. O UniFOA estendeu mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a UFF – Universidade Federal Fluminense em uma proposta social para atender alunos de baixa renda.
Partiu Universidade é um projeto que oferece à comunidade um curso preparatório totalmente gratuito para alunos de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares da cidade. O curso, que começou em abril, já leciona Matemática, Física e Química ministradas por universitários da UFF com supervisão de professores. Agora, somando ao projeto, o UniFOA assume as aulas da área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia.
A pro-reitora de extensão, do PRO-EXT do UniFOA, Ana Carolina Callegário explicou que o UniFOA recebeu o convite da Coordenadoria da Juventude para participar do projeto, para ampliar o conteúdo do curso pré-vestibular social. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. Inicialmente, o curso era apenas matérias de exatas. “A parceria veio para completar a grade”, comemorou Larissa Garcez, Coordenadora da Juventude da PMVR.
A parceria envolve outras Instituições participantes além do Centro Universitário de Volta Redonda e a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv). Fazem parte do projeto a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF. A ação de Extensão atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.
Agora, com a inclusão das demais disciplinas, as aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso para o ano letivo de 2022 vai até o mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho. O projeto atende uma turma por ano. “Vamos abrir o edital do ano posterior sempre em dezembro”, adiantou Larissa.
Foram 277 inscritos, sendo 73% do público feminino. No processo de seleção também foram avaliados alunos com renda familiar baixa, 93% da turma estão vindo das escolas públicas de Volta Redonda.
Núcleo de Comunicação
Juliana Aragão | Jornalista
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha