O que é flash card e como usar para estudar?

Bateu o tédio, o sono ou o desânimo na hora do estudo? Uma boa estratégia para manter a motivação é variar os seus métodos de aprendizado. Por falar nisso, que tal descobrir o que é flash card e adotar uma nova ferramenta em sua rotina?

Aqui vai uma pista: esse material se parece com os famosos papéis coloridos, conhecidos como post-its. A diferença é que ele não serve apenas para anotar informações, como você verá adiante. Continue a leitura para entender melhor e tirar proveito máximo!

O que é flash card?

É, basicamente, um pequeno pedaço de papel que carrega alguma mensagem a ser gravada na memória. Pode ser uma fórmula, um conceito, uma citação famosa, o significado de uma sigla, a tradução de um termo em inglês, entre outros tópicos que fazem parte da revisão de qualquer estudante.

Muitas pessoas usam esses cartões como verdadeiros lembretes para a memorização. Afinal, eles podem ser consultados sempre que houver dúvidas sobre determinada matéria. É possível personalizá-los de acordo com suas preferências estéticas, perfil de aluno e estrutura do cronograma de estudos.

Como usar para estudar?

Há diversas formas de aproveitar o flash card no aprendizado. Você pode, por exemplo, anotar palavras-chave em uma face e, no verso, adicionar explicações básicas sobre o tema. Outra possibilidade é trabalhar com o sistema de pergunta e resposta, colocando uma em cada lado do papel.

Leia também:  O que são as atividades complementares e como fazê-las

Confira dicas para ter bons resultados com esse tipo de material:

  • padronize — o primeiro passo é elaborar cartões com tamanhos e formatos iguais para que sejam perfeitamente empilhados, mantendo a organização da área de estudo;
  • categorize por cores — procure reservar uma tonalidade de papel para cada matéria ou área do conhecimento, a fim de ganhar agilidade na busca por conteúdos específicos;
  • seja objetivo — os flash cards devem proporcionar uma leitura dinâmica, portanto, anote apenas o necessário para compreender o tema e não tornar a revisão cansativa;
  • prefira leituras em voz alta — falar os assuntos acelera o processo de assimilação dos significados, o que é valioso para quem precisa estudar mais coisas em menos tempo;
  • diversifique os elementos — use a criatividade para fazer associações entre termos, figuras, símbolos e qualquer outro recurso visual que favoreça a compreensão do tópico;
  • embaralhe com frequência — escolher cartões aleatórios traz o elemento surpresa que desafia o seu cérebro a pensar sobre a questão e obter avanços.

Também é bom lembrar que as referências buscadas para a produção de seus flash cards devem ser de qualidade. Então, priorize livros, jornais, revistas e sites oficiais de instituições para não registrar dados inverídicos.

Quais são os benefícios?

Os flash cards geram bons resultados porque ativam a recordação ativa e a repetição espaçada. Enquanto a primeira envolve a recuperação rápida de uma resposta exata, a segunda consiste em rever periodicamente um assunto a ser assimilado.

Leia também:  4 métodos de estudo que vão ajudar você a passar no vestibular

Ao inserir os cartões em sua rotina, você terá mais facilidade para retomar conteúdos relevantes durante provas, redações e exercícios. Ou seja, o desempenho nas avaliações será cada vez melhor para atingir as pontuações desejadas. É ou não é uma maravilha?

A simples produção do flash card já reforça os temas em sua mente, visto que demanda a organização de ideias consideradas centrais em cada disciplina. Esse efeito é potencializado quando você se dedica à criação manual dos cartões, rabiscando os papéis com lápis ou canetinha.

Pode ter certeza de que esse recurso só vai enriquecer o seu roteiro de estudos. Agora que sabe o que é flash card e quais são os benefícios envolvidos, não perca mais tempo e customize os seus próprios modelos. Basta seguir as nossas dicas que o sucesso é garantido.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas com a técnica de memorização!

flash card

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas