O que é flash card e como usar para estudar?

Bateu o tédio, o sono ou o desânimo na hora do estudo? Uma boa estratégia para manter a motivação é variar os seus métodos de aprendizado. Por falar nisso, que tal descobrir o que é flash card e adotar uma nova ferramenta em sua rotina?

Aqui vai uma pista: esse material se parece com os famosos papéis coloridos, conhecidos como post-its. A diferença é que ele não serve apenas para anotar informações, como você verá adiante. Continue a leitura para entender melhor e tirar proveito máximo!

O que é flash card?

É, basicamente, um pequeno pedaço de papel que carrega alguma mensagem a ser gravada na memória. Pode ser uma fórmula, um conceito, uma citação famosa, o significado de uma sigla, a tradução de um termo em inglês, entre outros tópicos que fazem parte da revisão de qualquer estudante.

Muitas pessoas usam esses cartões como verdadeiros lembretes para a memorização. Afinal, eles podem ser consultados sempre que houver dúvidas sobre determinada matéria. É possível personalizá-los de acordo com suas preferências estéticas, perfil de aluno e estrutura do cronograma de estudos.

Como usar para estudar?

Há diversas formas de aproveitar o flash card no aprendizado. Você pode, por exemplo, anotar palavras-chave em uma face e, no verso, adicionar explicações básicas sobre o tema. Outra possibilidade é trabalhar com o sistema de pergunta e resposta, colocando uma em cada lado do papel.

Leia também:  Faculdade ou curso técnico: compare e escolha o melhor para você

Confira dicas para ter bons resultados com esse tipo de material:

• padronize — o primeiro passo é elaborar cartões com tamanhos e formatos iguais para que sejam perfeitamente empilhados, mantendo a organização da área de estudo;
  • categorize por cores — procure reservar uma tonalidade de papel para cada matéria ou área do conhecimento, a fim de ganhar agilidade na busca por conteúdos específicos;
  • seja objetivo — os flash cards devem proporcionar uma leitura dinâmica, portanto, anote apenas o necessário para compreender o tema e não tornar a revisão cansativa;
  • prefira leituras em voz alta — falar os assuntos acelera o processo de assimilação dos significados, o que é valioso para quem precisa estudar mais coisas em menos tempo;
  • diversifique os elementos — use a criatividade para fazer associações entre termos, figuras, símbolos e qualquer outro recurso visual que favoreça a compreensão do tópico;
  • embaralhe com frequência — escolher cartões aleatórios traz o elemento surpresa que desafia o seu cérebro a pensar sobre a questão e obter avanços.

Também é bom lembrar que as referências buscadas para a produção de seus flash cards devem ser de qualidade. Então, priorize livros, jornais, revistas e sites oficiais de instituições para não registrar dados inverídicos.

Quais são os benefícios?

Os flash cards geram bons resultados porque ativam a recordação ativa e a repetição espaçada. Enquanto a primeira envolve a recuperação rápida de uma resposta exata, a segunda consiste em rever periodicamente um assunto a ser assimilado.

Leia também:  Descubra agora como ser um personal trainer!

Ao inserir os cartões em sua rotina, você terá mais facilidade para retomar conteúdos relevantes durante provas, redações e exercícios. Ou seja, o desempenho nas avaliações será cada vez melhor para atingir as pontuações desejadas. É ou não é uma maravilha?

A simples produção do flash card já reforça os temas em sua mente, visto que demanda a organização de ideias consideradas centrais em cada disciplina. Esse efeito é potencializado quando você se dedica à criação manual dos cartões, rabiscando os papéis com lápis ou canetinha.

Pode ter certeza de que esse recurso só vai enriquecer o seu roteiro de estudos. Agora que sabe o que é flash card e quais são os benefícios envolvidos, não perca mais tempo e customize os seus próprios modelos. Basta seguir as nossas dicas que o sucesso é garantido.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas com a técnica de memorização!

flash card