No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
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Todo estudante de engenharia passa pelo período de sonho e ansiedade para conseguir a 1ª oportunidade no mercado de trabalho. Desde um estágio ou, até mesmo, um emprego fixo, todos vivem esse período de grandes expectativas pela primeira chance na área que tanto sonhou. E começar com uma grande oportunidade em uma empresa de relevância mundial, é uma conquista para qualquer acadêmico!
No último dia 8, Yuri Gabriel, estudante do 5º período de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA conseguiu um estágio na montadora japonesa Nissan, montadora mundialmente conhecida por sua qualidade e relevância. Após fechar os quatro períodos da Engenharia ABI, Yuri se candidatou no processo seletivo da montadora, que buscava estagiários para a sede localizada em Resende, no sul fluminense.
O estudante, que conseguiu sua primeira oportunidade na área, destacou que todos os projetos realizados dentro do curso, desde o primeiro período, foram fundamentais na viabilização da vaga. Ele também afirmou estar muito empolgado com essa grande oportunidade, logo no início de sua carreira profissional:
“Estou com uma grande expectativa de crescimento tanto pessoal quanto profissional, com foco na aprendizagem e desenvolvimento. Os aspectos voltados a minha personalidade e conhecimentos técnicos foram colocados em prática durante projetos do curso, e foi determinante para a minha jornada como um estudante de engenharia. Tenho certeza que irei aprender bastante durante o estágio, além criar novos laços para a minha jornada profissional”, afirmou Yuri, muito empolgado com a chance da primeira experiência em sua área.
A seleção do estudante é motivo de muito orgulho para todo o Centro Universitário, pois mostra que o foco da instituição é formar estudantes capacitados e qualificados, para que possam ter as melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho:
“A conquista do Yuri mostra a excelência que sempre tivemos nos cursos de engenharia do UniFOA. Ele sempre foi um estudante preocupado com seu desenvolvimento, pois é muito dedicado e durante todo o ciclo básico conseguiu desenvolver todos os desafios propostos”, declarou Samantha Grisol, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental, Produção e da Engenharia ABI do UniFOA.
Os ingressantes iniciam sua jornada acadêmica no ciclo básico - que compõe os quatro primeiros semestres - em conjunto, ou seja, aprenderão os fundamentos das engenharias juntos, pois tem muitas disciplinas em comum. A partir do 5º período os estudantes irão para suas respectivas especializações, e se aprofundar nas disciplinas de Engenharia.
O UniFOA também aplica a Engenharia 360º em suas grades semestrais. Ela promove uma graduação de qualidade sob a mentoria de professores especialistas na área, além de utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado. Desta forma os estudantes e futuros profissionais chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos no qual, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado:
“Hoje com a nova metodologia baseada em projetos conseguimos alcançar habilidades as quais as indústrias procuram em cada profissional. Isso permite que o estudante antes mesmo de iniciar o ciclo profissional do curso do engenharia tenha competências e habilidades para contribuir para o desenvolvimento de uma indústria de grande porte”, completou Samantha, coordenadora da Engenharia ABI.
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Já pensou começar o ano novo matriculado em um dos melhores Centros Universitários do país?
Com as inscrições abertas para os vestibulares do UniFOA você pode. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site www.unifoa.edu.br, se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line.
Quem optar pela redação on-line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.
As vagas disponíveis são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Produção e Mecânica), Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.
Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato.
Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no 1º e 2º semestres de 2024. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 vagas são para início no primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.
Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem, desde que seja das edições entre 2016 e 2023. A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro.
As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.
Quem pretende se especializar, as inscrições para os programas de mestrados profissionais também estão com inscrições abertas.
Com o objetivo de capacitar a população e, também, suprir as necessidades do mercado, o UniFOA criou o Mestrado Profissional em Materiais - Memat, um mestrado que tem foco no desenvolvimento tecnológico.
O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, relacionando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais, formando o profissional que irá atender as demandas das empresas.
Quem desejar se inscrever, pode fazer até 23 de fevereiro através do link.
Com uma matriz curricular moderna, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mecsma atende profissionais de diferentes áreas que desejam se aprimorar na sua formação e se destacar no mercado de trabalho.
Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente.
As inscrições para o Mecsma podem ser feitas até 29 de fevereiro pelo link.
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No último dia 6, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Oliveira, visitou o campus Olezio Galotti para discutir os avanços e projetos que têm fortalecido a colaboração entre o município e a instituição. A reunião destacou três projetos em andamento que não apenas envolvem mais de 60 alunos dos cursos de Engenharia do UniFOA, mas também impactam diretamente a comunidade de Pinheiral.
Os projetos abrangem áreas distintas: a reforma do Asilo Recanto dos Velhinhos, o projeto de estabilização e contenção nos fundos de uma escola na divisa de Volta Redonda com Pinheiral, e o inovador projeto Bairro Legal, no Parque Maíra.
O projeto de maior envergadura é o da ILPI de Pinheiral, que aborda questões cruciais de sustentabilidade. O lar, essencial para a comunidade carente há décadas, enfrenta desafios de receita e necessita de um novo modelo para atender a um público que tem condições de contribuir financeiramente. Os estudantes de engenharia propuseram uma solução inovadora, criando uma nova área que, ao ser utilizada, gera receita para sustentabilidade do conjunto.
Esse projeto não apenas representa a aplicação prática dos conhecimentos dos alunos, mas também oferece uma visão abrangente de resolução de problemas, desde a identificação até o cálculo e implementação das soluções.
O professor José Marques, conhecido como Zito, destacou como essa abordagem completa de engenharia é valiosa para os estudantes, proporcionando uma experiência significativa e relevante na resolução de problemas do mundo real. Eles não apenas aplicam teorias, mas desenvolvem soluções práticas que têm um impacto direto na qualidade de vida da população.
O prefeito Ednardo Oliveira expressou sua gratidão pela longa parceria entre a prefeitura de Pinheiral e o UniFOA. Ele enfatizou a importância dessa colaboração, que começou sob a liderança do ex-presidente Dauro Aragão, e agora se segue com Eduardo Prado, atual presidente da instituição. Ednardo destacou como a presença do UniFOA é crucial para o desenvolvimento da cidade, especialmente quando se trata de abordar desafios em áreas menos exploradas.
Os projetos não são apenas soluções estruturais; são investimentos na valorização da comunidade. O projeto Bairro Legal, no Parque Maíra, é um exemplo claro. Ao criar uma área de convivência, espaços de lazer e esportes, os estudantes estão promovendo a apropriação do bairro pela população, incentivando melhorias autossustentáveis e criando uma atmosfera mais vibrante e acolhedora.
Ednardo ressaltou como a parceria com o UniFOA é essencial para superar desafios e expandir projetos em áreas onde o município enfrenta dificuldades. Ele agradeceu à instituição por trazer projetos além da área da saúde, marcando uma expansão significativa das atividades colaborativas.
Ao mencionar o impacto específico no Lar dos Velhinhos, Ednardo destacou a importância da reforma proposta. Ele enfatizou que o asilo nunca havia passado por uma renovação tão abrangente e a atualização estrutural não apenas atende aos padrões regulatórios, mas também melhora significativamente as condições de vida dos residentes.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, enfatizou o compromisso da universidade em alcançar a comunidade através de parcerias como a com a prefeitura de Pinheiral. Ele expressou orgulho ao ver projetos que não apenas proporcionam benefícios práticos, mas também oferecem aos alunos a oportunidade de se envolverem em desafios do mundo real.
Esses projetos exemplificam como a universidade pode ser um catalisador para mudanças positivas na comunidade, abordando não apenas desafios acadêmicos, mas também questões práticas que melhoram a qualidade de vida. A colaboração contínua entre o UniFOA e a prefeitura de Pinheiral representa um modelo inspirador de como a educação superior pode se integrar organicamente na sociedade, causando impactos reais e duradouros.
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Desde a implementação da nova Engenharia no UniFOA, os estudantes têm se destacado por sua capacidade de realizar projetos inovadores. Nesse semestre, durante o módulo "Resolução de Problemas da Engenharia", os alunos foram desafiados a criar um Veículo Lançador de CanSat e um CanSat, mergulhando de cabeça no universo da exploração espacial.
O desafio abrangeu uma ampla gama de conhecimentos, incluindo Física do Movimento, Matemática da Variação, Ciência dos Dados, Fundamentos da Administração e Economia, além de Engenharia Baseada em Aplicativos. Para proporcionar uma imersão completa na área espacial, foram organizados três eventos ao longo do semestre.
No primeiro evento, chamado de CosmoQUEST e realizado em 17 de novembro, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir temas relevantes para a exploração espacial. Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos por estudantes que participaram de uma iniciativa da NASA. O egresso do curso de Engenharia Elétrica, Herbi Júnior Pereira Moreira, compartilhou sua experiência na Missão Sport, que envolveu colaboração entre Brasil e EUA.
A noite de palestras foi encerrada por Karina Karim Gomes, engenheira especializada em tecnologias sociais, destacando a importância do intercâmbio de informações na resolução de problemas sociais.
Thalisson Wendel, um dos estudantes, expressou entusiasmo com a palestra de Karina, afirmando: "Consegui expandir meu campo de visão em relação à Engenharia Mecânica. Ela mostrou que a engenharia mecânica pode se integrar à tecnologia do futuro, algo que eu não esperava," comentou Wendel que também destacou a valiosa troca de experiências durante o evento.
No dia seguinte, 18, os grupos lançaram os CanSats que haviam desenvolvido. Cada equipe realizou lançamentos com e sem paraquedas para coletar dados de altitude, posteriormente comparados com simulações realizadas.
Siqueira Martins Silvestre e Filho, um dos participantes, descreveu a experiência como "simplesmente sensacional" e ressaltou a complexidade do projeto. Ele compartilhou os desafios enfrentados pelo grupo, desde ajustes no projeto até questões de programação. Destacou ainda que o trabalho prático contribuiu significativamente para o aprendizado.
“Participar do projeto foi algo incrível, simplesmente sensacional e assustador, uma mistura de sentimentos conflitantes. Sou suspeito para falar do projeto, pois envolve assuntos que despertaram em mim muito interesse, principalmente na parte prática”, disse Siqueira.
O professor e orientador dos projetos, Italo Rodrigues se sentiu satisfeito em ver o engajamento dos estudantes para realizar “voos perfeitos”. “Ao longo do semestre, os alunos demonstraram muita disposição para realizar o projeto que apresentava o desafio de trabalharem com eletrônica básica, simulação, modelagem física e estatística”, comentou o satisfeito professor.
Para Pedro Henrique Bandeira de Souza fazer a simulação considerando o sistema com paraquedas e com o paraquedas abrindo foi complexo, mas uma experiência que trouxe bastante conhecimento, além de ter uma maior noção de como cada grandeza atua no fenômeno físico.
“Achei uma forma bem interessante de nos fazer unir a lógica do projeto com as fórmulas ensinadas nas aulas, unindo a teórica e prática, nos fazendo entender, na prática, a interligação entre as fórmulas. Eu diria que as maiores dificuldades desse projeto foram à inclusão da resistência do ar ao movimento e para fazer os cálculos para descobrir a velocidade inicial através da pressão aplicada ao foguete”.
No último dia da maratona espacial, no dia 24, foram realizadas as apresentações finais do módulo. Os estudantes apresentaram os resultados dos lançamentos e um protótipo de aplicativo desenvolvido para visualização dos dados obtidos.
Larissa Torres Santos, ao comentar sobre os desafios enfrentados pelo grupo, ressaltou o amadurecimento pessoal e coletivo. Ela celebrou os aprendizados adquiridos, especialmente em relação à empatia e ao trabalho em equipe.
“O grupo passou por algumas mudanças que trouxeram desafios, por exemplo, o fato de quase todos os integrantes terem começado a trabalhar, o que gerou dificuldades para realizar reuniões e falhas de comunicação”, disse Larissa que completou, “mesmo diante dessa novidade que inicialmente foi uma dificuldade, conseguimos aplicar algo que tenho muito em mente: todo impacto precisa ter uma reação e é ótimo que ela seja positiva logo de primeira”, disse.
O Professor Italo Pinto Rodrigues, orientador dos projetos, expressou sua satisfação com o engajamento dos estudantes. Destacou que ao longo do semestre, os alunos demonstraram grande disposição para enfrentar desafios relacionados a eletrônica básica, simulação, modelagem física e estatística.
Polyanna Gomes Martins, uma das estudantes, destacou a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em programação durante o projeto. Para ela, o desafio proporcionou uma visão mais ampla sobre linguagens de programação, especialmente relacionadas ao Arduino.
“No projeto proposto foram abertas oportunidades para ampliar o conhecimento em algumas áreas, como, por exemplo, o Arduino e sua programação. Eu já tinha um conhecimento básico sobre a linguagem C++; porém, durante a confecção do CanSat, foi preciso aprofundar os estudos, o que me gerou aptidão para aprender mais sobre linguagens de programação; um tema que ajudará nosso futuro como engenheiros, comentou Polyanna.”
Pedro Henrique Bandeira, ao abordar a complexidade da simulação, enfatizou a integração entre teoria e prática. Ele ressaltou que a experiência trouxe um maior entendimento sobre a interligação entre fórmulas teóricas e fenômenos físicos.
Ao final da maratona, o professor Italo agradeceu a todos os envolvidos, incluindo professores, coordenação do curso e apoio institucional. Ele reconheceu a importância dessas parcerias para o sucesso do projeto.
Os professores que contribuíram para a realização do módulo foram: Camila Martins Hosken, Italo Pinto Rodrigues, Leonardo Simal Moreira, Marcello Almeida de Paula, Sérgio Ricardo Bastos de Mello e a coordenadora da Engenharia ABI, Samantha Grisol. A maratona espacial não apenas consolidou conhecimentos, mas também fortaleceu o espírito de colaboração e inovação entre os estudantes do UniFOA.
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Finalizar a faculdade e se formar na área que sempre quis é a realização do sonho de qualquer estudante. E, além de obter o diploma, ser premiado por uma instituição de grande relevância para sua carreira profissional é uma conquista ainda maior. Foi esse o sentimento dos egressos de Engenharia do UniFOA ao receberem a premiação no XI Prêmio CREA-RJ – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, na tarde de hoje (09). Eles foram agraciados por conta de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que foram enviados ao Conselho, que selecionou, ao todo, 15 alunos de Engenharia de Produção, Elétrica, Civil, Ambiental e Mecânica para serem premiados com um certificado.
Os escolhidos viajaram até a capital para uma solenidade que reuniu os coordenadores de Engenharia Civil, Sérgio Taranto e Engenharia Mecânica e Elétrica, Izabel Mota, além de representantes do CREA. O evento, que acontece anualmente no Rio de Janeiro, tem como objetivo premiar trabalhos científicos e tecnológicos, no intuito de estreitar laços com a comunidade educacional, a fim de divulgar e valorizar a produção científica acadêmica. Um dos projetos premiados, de Engenharia Civil, realizado por Lara Thielmann, Joice de Jesus e Mariana Emylin, resume de forma clara e objetiva os princípios para aplicação da metodologia de Construção Enxuta, com exemplos e ilustrações que ajudam a resolver problemas do dia a dia da área de Engenharia.
Perguntada sobre como o projeto de seu grupo pode ajudar a sociedade, Lara declarou: ”Imagino que a cartilha vai ajudar não só alunos, que vão começar suas vidas profissionais com um conhecimento de planejamento de obras, mas também os profissionais já formados que poderão se informar sobre metodologias que não eram muito faladas na época em que eles se formaram”.
O grande número de egressos premiados é mais um exemplo da qualificação profissional de excelência entregue pelo UniFOA. O principal compromisso do Centro Universitário é formar profissionais não só para sua área de atuação, mas também para a vida toda. A coordenadora de Engenharia Mecânica, Izabel Mota, afirmou que se sente realizada ao vivenciar uma conquista profissional tão grande desses profissionais, que também foram ensinados por ela:
“Para mim, é extremamente gratificante, pois é a finalização de todo um trabalho construído por muitos professores e coordenadores nesse processo da educação superior. No caso deles, é ainda mais especial, porque esses alunos fizeram boa parte de sua formação profissional durante a pandemia, e certamente tiveram mais dificuldades, essencialmente com disciplinas práticas.”, relatou.
Confira a lista completa dos premiados aqui.
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Alunos do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacaram durante o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Maracanã, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema "ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia," o evento celebrou uma trajetória de dedicação e inovação.
O congresso, conhecido como um importante fórum de discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil, reuniu diversas instituições de ensino e apresentou projetos e pesquisas. O estudo "Uma proposta para utilização de escória de aciaria LD em artefatos de concreto - uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto," resultado da Metodologia Engenharia 360º do UniFOA, foi destaque por seu comprometimento em solucionar desafios locais, abordando a questão da escória em Volta Redonda.
Bruno Lima, aluno do 3º período de Engenharia, expressou com orgulho sua participação no evento. "Apresentar nosso estudo no COBENGE é a celebração do esforço coletivo e da pertinência da nossa estratégia educativa," afirmou, e completou: "A oportunidade de apresentar em um Congresso dessa magnitude também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação em público e a sintetizar assuntos complexos."
Italo Pinto Rodrigues, professor responsável pelo projeto, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em projetos, pesquisa e congressos como forma de engajá-los no processo educacional. "Destacamos o fazer engenharia através do projeto, o comunicar engenharia por meio do artigo e o como fazer engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais," ressaltou.
Em um painel sobre Tendências Emergentes, foi apresentado o artigo "Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica." Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa que visa explorar o uso da inteligência artificial na indústria e treinar os estudantes para lidar com essas tecnologias no mercado. Essa investigação reflete como a formação dos estudantes se sintoniza com setores em ascensão, como a indústria 4.0, modelagem, simulação e o uso da inteligência artificial para aumentar a competitividade industrial.
Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, enfatizou a importância dos estudos dentro e fora da sala de aula. "Durante o evento, percebemos o quanto o UniFOA está alinhado com as melhores universidades do Brasil. A participação dos estudantes nas fases iniciais da Engenharia em eventos como esse também indica o potencial de engajamento das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, que estamos aplicando na Engenharia 360º do UniFOA."
Desde 1973, o COBENGE tem sido um espaço onde tradição e inovação coexistem, refletindo a paixão e o compromisso com a excelência no ensino de engenharia no Brasil. O UniFOA, com seu foco em abordagens inovadoras e na formação de futuros engenheiros de destaque, continua a desempenhar um papel ativo nesse contexto.
Ficha técnica:
UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO - UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
Autores:
Execução do projeto: GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva
Responsável pelo Projeto:
Italo Pinto Rodrigues
Químicas:
Ana Claudia de Almeida Cardinot
Érika Fraga Rodrigues
Meio Ambiente
Samantha Grisol da Cruz Nobre
Joice Andrade de Araújo
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EXPLORANDO SINERGIAS: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONECTA PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À INDÚSTRIA SIDERÚRGICA
Orientador:
Italo Pinto Rodirgues
Pesquisadores em treinamento:
GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos
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Quem nunca se permitiu perder em um olhar curioso para o céu noturno, buscando respostas ou apenas contemplando a imensidão? Foi com essa sede de conhecimento e sonho de explorar o universo que quatro estudantes de Engenharia ABI, do UniFOA, se lançaram em uma aventura única e enriquecedora. No início desse mês, 6 de outubro, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos (2º período) e Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos, 3º período, embarcaram em uma viagem ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos-SP.
A ida foi um convite do Professor Italo Pinto Rodrigues, atual doutorando no INPE, que entendeu a importância de proporcionar aos futuros engenheiros uma imersão no universo aeroespacial, preparando-os para o renomado Nasa Space Apps Challenge.
No INPE, os estudantes visitaram 3 áreas: o Programa EMBRACE (Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial), Centro de Controle e Rastreio de Satélites e o Laboratório de Integração e Testes (LIT).
No EMBRACE, os estudantes tiveram contato com os dados gerados pelo Brasil, no que diz respeito ao clima espacial, influenciado significativamente pelo Sol. De acordo com Ualisson perceber a influência do Sol no planeta e entender o papel do Brasil no cenário atual é verdadeiramente inspirador. “Tem muita ciência, engenharia e tecnologia envolvida".
A experiência foi, sem dúvidas, transformadora. João Gabriel, ao passear pelo MAB, se encantou "É uma viagem no tempo e na história da nossa aeronáutica. Um orgulho ver como o Brasil tem capacidade e potencial no campo aeroespacial."
No Centro de Controle de Satélites do INPE, os estudantes puderam verificar a operação dos 6 satélites operados pelo Brasil (SCD-1, SCD2, CBERS-4, CBERS-4a, Amazônia 1, Sport). "É muito interessante ver todos os conceitos de física sendo aplicados no rastreio de satélite. A complexidade e precisão do trabalho aqui é incrível.", comentou Thalles.
Uma das visitas mais esperadas pelo grupo foi ao LIT, maior laboratório de integração e testes do hemisfério sul do planeta. "Ver de perto a infraestrutura e tecnologia necessárias para produzir um satélite, sem dúvidas, expandiu nosso olhar em relação aos caminhos possíveis da Engenharia", explicou Thalles.
Mas foi ao final da visita que os quatro estudantes tiveram uma experiência única e inesquecível. Puderam ver de perto o Amazônia-1B, o próximo satélite brasileiro, ainda em sua fase de testes. Essa situação, raríssima, trouxe emoção a todos.
“Acredito que o objetivo de apresentar o polo Aeroespacial de São José dos Campos foi atingido e os estudantes puderam vislumbrar a tecnologia de ponta que o Brasil desenvolve para uso pacífico do espaço”, comemorou o professor.
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Estudantes de Engenharia marcaram presença na 30º edição Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) 2023, principal evento científico de automação inteligente da América Latina. Entre os dias 15 e 18 de outubro, o encontro organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordou temas cruciais da Indústria 4.0, como robótica, cibersegurança e inteligência artificial. Com o apoio da International Federation of Automation and Control, também sediou o 10° Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) simultaneamente.
No meio de profissionais e pesquisadores renomados, os alunos Vinícius Rocha Oliveira e João Vitor Freitas da Costa se destacaram. Ambos apresentaram o trabalho intitulado "Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education - A Project-Based Learning Approach". Segundo o professor Ítalo Pinto Rodrigues, que também esteve no evento acompanhando os estudantes, esEe projeto, iniciado na disciplina "Sistemas Microprocessados e Supervisório" é um testemunho da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto, promovida por ele.
Para Marcus Vinicius o projeto permitiu aplicar conceitos teóricos em um cenário prático “Nos proporcionou uma compreensão mais profunda e integrada da automação e controle." Já para João Vitor Freitas da Costa a experiência de participar do SBAI foi enriquecedora. “Poder apresentar nosso trabalho e interagir com especialistas da área foi uma oportunidade única."
O professor Ítalo, que orientou os alunos durante o desenvolvimento do projeto, expressou seu orgulho. "É gratificante ver nossos alunos representando o UniFOA em um palco tão prestigiado. A metodologia de aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos enfrentem desafios reais, preparando-os para o mercado de trabalho e para contribuições significativas na área de pesquisa."
- É digno de nota que esta é a primeira participação do UniFOA no SBAI, e os alunos e a instituição certamente deixaram uma impressão duradoura. A presença deles no principal evento científico de automação inteligente da América Latina não apenas eleva o nome do UniFOA, mas também destaca o potencial e a excelência da educação em engenharia no Brasil – comemorou o professor orientador.
Os autores tiveram o apoio do UniFOA para a participação presencial no evento. “Somos muito gratos pelo incentivo que a instituição nos proporcionou em um evento de tamanha importância para todos nós”.
O projeto apresentado será utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, que também inclui os alunos Carlos Eduardo de Oliveira Silva e Ramon Jaques Mageste Pereira, sob a orientação dos professores Péricles Guedes Alves, Ítalo Pinto Rodrigues e Aloano Regio de Almeida Pereira.
O desafio de prever tempestades geomagnéticas foi lançado e estudantes de Engenharia do UniFOA garantiram lugar ao pódio com a 3º colocação. O "Develop the Oracle of DSCOVR", na maior competição do mundo, o NASA Space Apps Challenge aconteceu em São José dos Campos (SP) e contou com um grupo de alunos do UniFOA, orientados pelo professor Ítalo Pinto Rodrigues.
Bruno Lima dos Santos, Gabriel Alberto Rodrigues, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos mergulharam fundo no desafio de solucionar e prever tempestades que possam causar sérios danos ao planeta.
O desafio proposto pela NASA era intrincado. Com o DSCOVR operando além de sua expectativa de vida, e com falhas frequentes, a missão era usar os dados brutos desse satélite – com falhas e tudo - para prever tempestades geomagnéticas na Terra. Essas tempestades, que surgem quando fortes rajadas de vento do Sol atingem nosso planeta, são um pesadelo para tecnologias modernas, especialmente sistemas de satélite GPS e redes elétricas.
A solução proposta pela equipe reuniu o que há de mais inovador: um algoritmo de inteligência artificial baseado na mesma tecnologia utilizada pelo Google para reconhecimento de voz, tecnologias inovadoras do NASA Technology Roadmap. Para completar, eles ofereceram um aplicativo de interface amigável ao usuário, de modo a permitir que todos os interessados tenham a possibilidade de tomar uma decisão frente à eminente tempestade.
"Interpretar os dados do DSCOVR foi, talvez, a parte mais desafiadora. Mas, quando aplicamos uma IA inovadora e conseguimos prever tempestades geomagnéticas, a sensação foi indescritível.", explicou o professor Ítalo. “Há momentos na vida em que nos deparamos com desafios tão vastos quanto o universo”.
Segundo o docente, a importância desse exercício garante e envolve cuidados a todos. “Uma tempestade geomagnética pode gerar prejuízos estimados em 2,6 trilhões de dólares, e mais do que isso, a recuperação do mundo após um evento dessa magnitude pode ser dolorosamente lenta. Se antecipar a essas tempestades é vital para manutenção da vida na Terra”.
- Em tempos de inovação e avanços tecnológicos, esses alunos mostraram que a paixão, a determinação e o trabalho em equipe podem levar a soluções que vão além das estrelas. E, como bem sabemos, se preparar para o desconhecido é o que nos mantém um passo à frente. – concluiu Ítalo.
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