O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA idealizou e colocou em prática, no segundo semestre de 2023, o projeto “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”, na Escola Municipal Maria Do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, em Pinheiral.  

A proposta faz parte do Consórcio Sthem Brasil, que busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas, como o UniFOA que é uma dessas instituições. 

O projeto teve a duração de quatro meses contemplando 80 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental daquela unidade escolar, com idade entre 13 e 17 anos, que adquiriram conhecimentos através de oficinas técnicas sobre os temas: meio ambiente, montagem de composteira, plantas medicinais, alimentação saudável, colheita e automação do sistema de irrigação em hortas domésticas.   

Os docentes do UniFOA e organizadores do Projeto Aplicado do Consórcio Sthem Brasil, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado, iniciaram os trabalhos em agosto e contaram com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Educação, com quem foi formalizado um convênio.    

Uma das primeiras ações do projeto foi a capacitação dos professores da escola municipal, que participaram ativamente dos processos previstos no planejamento. No decorrer do projeto, diversos professores do UniFOA se envolveram diretamente nas etapas previstas.  

 Oficinas realizadas durante o projeto aplicado  

A primeira oficina do projeto foi ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves, assessorado pelos estudantes do curso, sobre o tema “Aspectos Técnicos na Montagem da Composteira”, com objetivo de passar aos estudantes noções técnicas para a confecção de uma composteira na unidade escolar.  

Na segunda oficina, sobre “Os Benefícios das Plantas Medicinais”, a professora do de Enfermagem, Lucrecia Loureiro, junto com os alunos do curso, exploraram as plantas que auxiliam na cura de doenças e que podem ser cultivadas em casa, para uso doméstico. Além de explicar sobre esses remédios alternativos, os adolescentes puderam escolher quais as ervas que iriam fazer parte do canteiro de plantas medicinais da escola, instalada posteriormente.  

A próxima atividade foi um workshop que tratou do tema “Alimentação Saudável e consumo de Verduras, Legumes e Frutas”, com a orientação da professora do curso de Nutrição, Paula Alves Leoni, que destacou os benefícios da alimentação que contenha frutas, legumes e verduras, apresentando os valores nutricionais desses alimentos e os malefícios de ter uma dieta sem eles. Esta oficina ainda contou com a Mostra de Sucos, onde os adolescentes colocaram a mão na massa e aprenderam sobre os ingredientes usados e o poder nutricional. 

Após verem sobre os aspectos técnicos, os alunos da escola tiveram a oficina sobre a “Confecção da Composteira”, os adolescentes tiveram contato com os materiais que são comumente usados na montagem: caixas, insumos, minhocas e rejeitos orgânicos; de que forma devem ser colocados e qual a função de cada um. Todas as etapas de construção das compoteiras foram supervisionadas pela coordenadora da Engenharia Ambiental, professora Samantha Grisol e seus alunos.  

A oficina sobre “Plantio das Mudas e Palestra de Técnicas para Melhorias na Colheita” contou com a orientação do professor do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves e apoio dos seus alunos. Foram discutidas e ensinadas técnicas de plantio, estações do ano, condições ideais e os nutrientes que podem potencializar a colheita.   

Em seguida, foi dado início ao plantio em cinco canteiros, sendo que um deles recebeu apenas as plantas medicinais; dois ganharam plantios de legumes e nos dois restantes foram plantadas verduras. Os estudantes da escola municipal fizeram a identificação com plaquinhas contendo o nome de cada planta em todos os canteiros.  

A última oficina do projeto aplicado foi sobre “Programação em Arduínos e Colocação na Horta”, com a orientação do professor e Assessor da Presidência da FOA, Luciano de Azedias Marins e apoio dos alunos. Após os adolescentes entenderem sobre a plataforma Arduino, que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos, foi iniciada a montagem do sistema de automação da horta e explicado a função de cada um deles.  

Depois de concluir a montagem e realizar a colocação dos sensores, dois sistemas foram instalados na horta, para melhor funcionamento da irrigação. Um sensor de umidade é colocado no solo e, quando a terra está seca, automaticamente a torneira é aberta e a horta é regada.   

“O grande ganho que tivemos foi a possibilidade de discutir um pouco de tecnologia com os adolescentes. Em todas as oficinas, os estudantes tinham que desenvolver alguma pesquisa e, por fim, durante a última oficina do curso de Engenheira Elétrica, eles puderam conhecer a programação em Arduíno e sabemos que isso foi um benefício para esses alunos”, resumiu o professor Luciano.   

Sobre o Consórcio Sthem Brasil  

O Consórcio Sthem Brasil é uma rede, criada em 21 de novembro de 2013, por meio da iniciativa de onze IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), e conta com o apoio integral do LASPAU-afiliado à Universidade de Harvard. O objetivo é investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais. 

Tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para o momento atual. 

Com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 IES, entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal. É uma reunião voluntária de instituições, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação. 

Se você é professor do UniFOA, não pode perder a oportunidade de se atualizar e renovar os conhecimentos a serem aplicados em sala de aula. Saiba mais pelo link: https://www.sthembrasil.com/ 

O engasgo pode acontecer das mais variadas formas. Ele é provocado pela broncoaspiração, causada pelo bloqueio da passagem de ar por algum alimento, objeto ou, até mesmo, por saliva! Assim, o nosso próprio organismo tenta expulsar o corpo que não seguiu seu trajeto correto de deglutição – da boca ao esôfago. Uma das piores consequências possíveis do engasgo é a asfixia, provocada pela obstrução das vias respiratórias, ocasionando a falta de oxigênio no organismo.

Uma das principais maneiras de ação instantânea em casos de primeiros socorros, segundo diversos especialistas na área de saúde, é a Manobra de Heimlich. Essa manobra consiste em, basicamente, abraçar a pessoa por trás, posicionando as mãos no abdômen, acima da região umbilical e um pouco abaixo do peito, onde está localizado o epigástrio.

Durante o ato, é necessário que o ‘socorrista’ feche a mão em contato direto com o local, enquanto a outra tem que permanecer aberta e deve comprimir a mão fechada. Simultaneamente, o indivíduo precisa empurrar a região para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima, em um movimento da letra ‘J’, assim como orienta o Ministério da Saúde.

Mas, para executar essa ajuda, é preciso ter controle total e noção do que está fazendo, como explica melhor Carlos Marcelo Balbino, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA:

“É necessário que o socorrista tenha controle da situação, principalmente em torno da cena, quanto a afastar os curiosos, justamente para o ato da desobstrução. O intuito é realizar tudo rapidamente, para que não comece a faltar oxigênio no sangue. Nesse caso, a vítima correrá risco de uma lesão neurológica, que é irreversível”.

Caso a Manobra de Heimlich não tenha efeito, o caso da vítima pode se complicar e evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Nesse caso, busque ajuda especializada rapidamente, de preferência o mais próximo possível do local. Ligue para o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e siga as instruções médicas.

Prevenção ao engasgo

Porém, a melhor maneira de não passar por esse tipo de situação é antecipá-la, por meio da prevenção. De forma geral, não engasgar é mais fácil do que se imagina. O indivíduo que praticar simples e pequenas ações, já faz mais do que o necessário para evitar o engasgo:

“Prevenir é muito menos complicado do que todos imaginam. Durante a alimentação, por exemplo, mastigue devagar, coloque uma quantidade de comida menor que o talher e realize a deglutição (ato de engolir) com calma. Essas são atitudes simples que com certeza previnem a broncoaspiração”, declarou Marcelo, sobre a forma correta de agir durante a alimentação.

Engasgo com bebês

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade.

Nesse caso, coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu ante-braço ou perna. Vire a cabeça dele para o chão e comprima o meio das costas cinco vezes, para retirar o que está causando a obstrução das vias respiratórias.

Abra a boca da vítima com o dedo e proteja o tórax. Vire a barriga para cima e analise se ainda aparenta dificuldade de respiração. Se sim, faça cinco compressões toráxicas a cada cinco segundos entre os mamilos, com apenas dois dedos. Se encontrar o corpo estranho, retire-o da boca com muito cuidado. Se não achar, repita as compressões até a chegada da emergência.

Já pensou começar o ano novo matriculado em um dos melhores Centros Universitários do país?

Com as inscrições abertas para os vestibulares do UniFOA você pode. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site www.unifoa.edu.br, se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line.

Quem optar pela redação on-line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.

As vagas disponíveis são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Produção e Mecânica), Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.

Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato.

 

Processo Seletivo Medicina

Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no 1º e 2º semestres de 2024. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 vagas são para início no primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.

Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem, desde que seja das edições entre 2016 e 2023. A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro.

As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.

 

Inscrições para os programas de mestrado

Quem pretende se especializar, as inscrições para os programas de mestrados profissionais também estão com inscrições abertas.

Com o objetivo de capacitar a população e, também, suprir as necessidades do mercado, o UniFOA criou o Mestrado Profissional em Materiais - Memat, um mestrado que tem foco no desenvolvimento tecnológico.

O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, relacionando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais, formando o profissional que irá atender as demandas das empresas.

Quem desejar se inscrever, pode fazer até 23 de fevereiro através do link.

Com uma matriz curricular moderna, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mecsma atende profissionais de diferentes áreas que desejam se aprimorar na sua formação e se destacar no mercado de trabalho.

Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente.

As inscrições para o Mecsma podem ser feitas até 29 de fevereiro pelo link.

 

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Na tarde de hoje (07), Carlos Marcelo Balbino e Valquíria Jorge, professores do curso de Enfermagem do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda – receberam dois prêmios, graças às suas respectivas ideias durante o evento “Portas Abertas”, realizado em outubro. O professor, e também coordenador do curso, recebeu o prêmio por organizar o Stand mais animado, enquanto a professora foi premiada pela melhor atividade do evento. Eles se reuniram no setor de supervisão de eventos, chefiado por Lara Prado, que entregou os troféus para os dois discentes.

O Portas Abertas é um evento promovido anualmente pelo UniFOA, que convida estudantes que estão no fim de suas jornadas no ensino médio a conhecerem melhor a instituição, sua infraestrutura e se divertirem com atividades práticas ministradas com ajuda dos professores de cada curso. A professora Valquíria, entusiasta de ações direcionadas a sociedade, organizou uma demonstração de transfusão de sangue e punção venosa, por isso foi escolhida como a melhor atividade da iniciativa:

“Por meio desse prêmio, é essencial que todos os acadêmicos e professores, entendam sobre a verdadeira necessidade da participação em ações sociais, tanto aquelas que são organizadas pela instituição educacional, como externas. A premiação é prova de que todo o trabalho do UniFOA nesse aspecto tem sido um sucesso”, destacou Valquíria, satisfatoriamente.

Além de chamar a atenção dos estudantes com as atividades, a animação durante o evento era fundamental para que houvesse uma interação ativa com todos os eles. O coordenador Carlos Marcelo contagiou a maioria com sua postura comunicativa e muito receptiva aos alunos, por isso recebeu o prêmio de stand mais animada:

“A iniciativa foi uma forma de treinamento e preparação para esses alunos que estão no fim de uma parte de suas vidas acadêmicas. A forma como você fala sobre o curso e o jeito que você aborda determinados temas é fundamental para atrair novos estudantes, por isso precisávamos demonstrar animação total durante o evento”, destacou Carlos, muito feliz em receber o troféu.

Na manhã do último sábado (16), a 2ª edição do evento Conexão Mega Cidadania foi marcada por solidariedade, receptividade e união à população sul-fluminense, que compareceu em peso à Praça Brasil, em Volta Redonda, local da iniciativa. A ação, realizada pela Prefeitura de Volta Redonda, Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, ofertou serviços nas áreas de áreas de saúde, jurídica e até mesmo de entretenimento. Segundo dados da assessoria de comunicação da Prefeitura de Volta Redonda, ao todo, mais de 1000 atendimentos foram prestados ao público.

Além de professores e representantes da instituição, o UniFOA participou com os estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Direito e Educação Física, como forma de ampliar o aprendizado a partir de uma experiência prática e contato direto com o público. Eles ofereceram avaliação física, orientações para as crianças sobre a escovação correta dos dentes, dicas para uma alimentação balanceada e saudável e informações judiciais relacionadas a tutelas coletiva.

Segundo a pró-reitora de extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, esse tipo de evento é fundamental para os estudantes colocarem em prática toda a teoria vista em sala de aula. Por meio desse tipo de atividade, todos eles têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade local, pois recebem pessoas de todo o sul do estado, seja de Volta Redonda, Barra Mansa e até mesmo cidades mais distantes como Resende.

“Chegamos em um patamar de excelência, pois ofertamos atendimentos da melhor qualidade possível para toda a população”, declarou Ana Carolina, muito orgulhosa por toda a estrutura formada para a ocasião.

Outros serviços gratuitos foram distribuídos para o público, como cortes de cabelo, lanches e água para aliviar a alta temperatura do dia. Sebastião Faria, Prefeito em exercício de Volta Redonda, valorizou a presença do Centro Universitário em mais uma atividade que visa beneficiar à comunidade:

“Toda a organização é muito bem estruturada, graças à ajuda de todos os colaboradores. Em nome da Prefeitura, quero agradecer a todos os organizadores pela disponibilidade e dedicação de estarem aqui hoje, desde os representantes da Prefeitura, até o Governo do Estado e o Centro Universitário de Volta Redonda, que sempre prestou muito apoio às atividades em prol da sociedade”.

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O UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, organizará mais uma edição do Conexão Mega Cidadania, no próximo sábado (16). A iniciativa tem como objetivo prestar serviços a toda população de forma gratuita, seja em avaliações nutricionais ou até mesmo físicas, que serão realizadas na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

O evento reunirá, ao todo, 4 cursos do Centro Universitário - Nutrição, Educação Física, Enfermagem e Odontologia. Os estudantes de cada curso, supervisionados por seus professores, gerenciarão cada serviço prestado no local. Além disso, o Escritório da Cidadania também estará presente, para prestar apoio em relação as informações atreladas ao setor jurídico e projeto de tutelas coletivas.

A idealização e realização do projeto é mais um exemplo do forte envolvimento do UniFOA com projetos sociais, que tem como principal público alvo toda a população. O Centro Universitário de Volta Redonda sempre reforça o empenho e a responsabilidade social defendida e praticada pela instituição, seja por meio da organização de eventos próprios ou pela participação em ações externas ao UniFOA.

A Simulação Realística destaca-se como uma metodologia inovadora de treinamento, desempenha um papel crucial no aprimoramento da formação profissional dos estudantes de Medicina. Essa abordagem integra estratégias que visam desenvolver tanto habilidades técnicas quanto não técnicas, proporcionando um crescimento substancial no conhecimento dos alunos. Habilidades não técnicas englobam aspectos cognitivos, sociais e complementam as habilidades técnicas, garantindo a prática profissional com qualidade e segurança. 

A metodologia da Simulação Realística expõe os estudantes a cenários que replicam situações comuns e realistas do ambiente de trabalho, variando em complexidade. Promove a colaboração e o trabalho em equipe entre os estudantes, fortalece a relação entre a equipe médica e o paciente e estimula o pensamento crítico e as habilidades de liderança.

Essa abordagem representa uma ferramenta valiosa para preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios dinâmicos e exigentes de suas respectivas áreas. 

E pensando nessa oportunidade, os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do UniFOA participaram de um evento inovador que combinou teoria e prática, proporcionando uma experiência enriquecedora e imersiva para os futuros profissionais da área da saúde.  

Pela manhã, no AudiSmart, o palestrante convidado, professor Dr. Roberto Moraes Júnior, conduziu a parte teórica do evento. Com uma vasta experiência em emergência e urgência, sendo reconhecido nacionalmente como um expert na área, ele apresentou aos estudantes, egressos e professores os tipos de simulações que podem ocorrer, além de mostrar quais caminhos podem ser seguidos em um atendimento, além de contar episódios que já ocorreram com ele. 

Roberto parabenizou a iniciativa da instituição em realizar esse tipo de atividade, reforçando o compromisso de a instituição buscar novas metodologias de ensino. 

"Essa atitude da faculdade mostra uma preocupação fantástica em oferecer o melhor para seus alunos. A simulação realística é uma realidade no ensino médico, e traz benefícios significativos," e acrescentou, “quando falamos do impacto positivo das simulações na graduação, não é 'achismo' meu. Existem literaturas científicas provando que sim. O que se sabe hoje, é que a simulação tem um impacto importante no ensino médico, e um impacto moderado em relação com os pacientes na prática”, falou Roberto. 

O professor do curso Medicina, Walter Fonseca, responsável pela realização do curso, que contou com o apoio da assessoria da presidência, enfatizou a parceria com o professor Dr. Roberto Moraes e a importância da multidisciplinaridade: "Emergência hoje é multidisciplinar. Então você não trabalha mais sozinho. Vamos buscar mais oportunidades como essa para o próximo ano, e não só para nossos alunos, mas também que os médicos da região possam se beneficiar." 

Ester Oliveira, estudante do 4º ano de Enfermagem, compartilhou sua empolgação com a participação no evento: "Essa é a primeira vez que estou participando de algo assim na faculdade, e achei maravilhoso. O professor Roberto é super didático e gosta de ensinar. É uma experiência interessante, pois estamos no início do curso e simular situações reais nos permite aprender e nos preparar para casos futuros." 

Ela destacou a importância da prática: "Simular aqui está sendo o máximo, pois temos contato com nossos colegas que serão médicos, o que nos permite resolver casos que poderemos enfrentar futuramente." 

Caio Miranda, estudante de Medicina, expressou sua visão sobre o dia, e como a metodologia apresentada, fomentada pela aplicação da teoria médica na prática clínica, foi importante para o aprendizado e evolução quanto acadêmicos, com salas de aula invertidas e a aplicação na prática: "O professor Dr. Roberto Moraes, além de um currículo invejável, dispõe de uma oratória e didática fenomenais. A atividade foi altamente pertinente, abordando temas frequentes no cotidiano médico. A metodologia ativa apresentada pelo professor é de suma importância para nosso aprendizado." 

Ele ressaltou a relevância da abordagem prática: "A aplicação dessa forma de ensino no UniFOA será de grande valor para o corpo discente, uma vez que vai nos preparar com maior veracidade/proximidade à realidade que encontraremos no nosso cotidiano como profissionais." 

O evento que contou com a participação do coordenador adjunto do curso de Medicina, Luiz Antônio Neves, foi um sucesso, proporcionando uma experiência única e relevante para os estudantes, que puderam vivenciar de perto situações práticas e desafiadoras da área da saúde. A iniciativa reforça o compromisso do UniFOA em oferecer uma formação de excelência aos seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. 

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O curso de Enfermagem do UniFOA novamente se destacou, agora, sendo a única faculdade particular a participar do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem Gerontologia, realizados nos 12 a 15 de novembro, na UERJ Maracanã, Rio de Janeiro.   

A coordenadora do curso de Enfermagem, doutora Lucrécia Helena Loureiro, foi convidada a integrar o corpo de avaliadores presencial de diversos trabalhos premiados. “Eu avaliei mais de 50 trabalhos, foi uma participação muito enriquecedora pra nossa Instituição”, comemorou. Lucrécia somou a participação do UniFOA à sua vasta carreira acadêmica, de grande competência ao seu profissionalismo. “Conseguimos um acesso muito importante, levamos professores de Graduação e do Mestrado, assim como tivemos alunos participando também.” 

Os estudantes Fellipe Portugal e Luciana de Almeida Rondeli Souza, ambos do 4º período de Enfermagem consolidaram a ida como monitores no congresso, marcando presença em todos os dias de evento. “Pudemos auxiliar nas palestras e ter contato direto com os palestrantes. Conheci muitos profissionais, aprendi muito”, confirmou a aluna. Também fizeram parte do grupo que esteve no Congresso os professores Carlos Marcelo Balbino, docente do Mestrado e Enfermagem e o professor Douglas Markonne, de Enfermagem. Os alunos do Mestrado Profissional Carolina Baptista e Davi de Oliveira completaram o grupo que apresentou cinco trabalhos no evento. 

Segundo Fellipe, voltou com ótimas vivências. "Conheci muitas pessoas que possuem grande importância para a enfermagem brasileira e com isso aumentei meu repertório e network", que teve contato com várias presidentes das seções estaduais da ABEn e também de representação nacional. "Aprendi muito sobre gestão e liderança enquanto eu estava escalado como monitor da comissão científica". Nos cursos e nas reuniões temáticas, além de desempenhar a função de monitor, absorveu questões atuais sobre os desafios da enfermagem. "Fiquei muito feliz por ter encontrado professores meus lá, como a Lucrecia, Carlos Marcelo e Renata Martins. Foi uma grande oportunidade como acadêmico e futuro profissional".

Para o professor Carlos Marcelo Balbino, a ida ao congresso nos traz atualidades sobre a nossa profissão e novos conhecimentos.  "Tivemos várias contribuições, ditas por outros professores nos temas abordados dentro do evento. Como, por exemplo, uma professora do Rio Grande do Sul que sugeriu o desenvolvimento de um produto encima de um trabalhado apresentado pelo nosso aluno Davi. É fantástico participar de um evento desse porte".

Após a participação no evento, Lucréia retorna com uma grande parceria com a professora norte americana Karen Lucas Breda, da University of Hartford, que se colocou à disposição para bancas de Mestrado do UniFOA. “Uma grande conquista, haja vista que estamos falando de professores internacionais em nosso meio acadêmico”. 

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Fellipe Portugal, aluno do 4º período do curso de Enfermagem no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, celebra a conquista de sua primeira oportunidade de estágio graças à participação na Feira de Estágios realizada pela instituição, em outubro. O evento, que conecta estudantes a grandes empresas, desempenhou um papel crucial na trajetória de Fellipe, que compartilhou os detalhes dessa conquista.

Fellipe revelou que sua busca por experiência prática começou já no primeiro período do curso, quando decidiu que acumular experiência seria sua estratégia para se tornar um profissional exemplar no futuro. Essa determinação e foco se mostraram fundamentais para seu sucesso na feira de estágios.

- A feira foi essencial. Quando soube que empresas da área da saúde iriam participar da feira no UniFOA, logo me preparei. Fiquei esperançoso porque a universidade tem uma ótima reputação na região e as empresas conveniadas são empresas sérias - ressaltou.

Fellipe compartilhou a importância de um comportamento adequado em ambientes acadêmicos e entrevistas de estágio. Vestindo-se apropriadamente e abordando os recrutadores com educação e interesse, ele destacou também a preparação de um currículo detalhado, acompanhado de um portfólio com certificados relevantes. Esse conjunto de ações culminou em uma entrevista bem-sucedida com a empresa Domicare, especializada em cuidado médico domiciliar.

A contribuição da Feira de Estágios

O processo de estágio de Fellipe começou com a entrega de seu currículo impresso na feira. Dois dias depois, a Domicare entrou em contato para agendar uma entrevista. Durante essa etapa, Fellipe levou seu portfólio, destacando suas experiências e certificados, o que, segundo ele, foi um diferencial significativo. A entrevista resultou na sua contratação imediata, e ele começou o estágio na semana seguinte.

Sem a Feira de Estágios, Fellipe acredita que a oportunidade teria demorado mais para se concretizar. A confiança no prestígio da UniFOA foi recompensada. O evento não apenas divulgou oportunidades, mas também aumentou o engajamento entre os alunos de diferentes cursos.

Fellipe expressou sua felicidade com o estágio na Domicare, onde tem a oportunidade de aprender com enfermeiras experientes. Destacou a dualidade do foco da empresa em gestão e assistência, proporcionando-lhe uma experiência enriquecedora e abrangente. Ele está satisfeito por estar aprendendo a liderar equipes, lidar com imprevistos e participar ativamente de visitas domiciliares, envolvendo-se em todos os aspectos do processo de enfermagem.

A coordenadora do curso de Enfermagem, doutora Lucrécia Helena Loureiro, foi convidada a fazer parte do corpo de avaliadores presencial no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem Gerontologia, que será realizado de 12 a 15 de novembro de 2023, na UERJ Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. 

O evento, que está com mais de 2500 inscrições, estimam-se que chegue a 3 mil, irá reunir diversos profissionais, docentes e discentes para apresentações e estudos de universidades de todo o país. O UniFOA é a única instituição particular a participar do encontro. “Foi uma surpresa muito feliz receber o convite. Poder representar a nossa faculdade e os enfermeiros da região é muito importante. Esse é o reconhecimento do meu trabalho, da minha trajetória de vida e de trabalho”. 

Desde dezembro do ano passado, foram várias reuniões tanto presenciais quanto online para que isso pudesse acontecer. “Estamos levando três alunos como monitores e eles representarão o UniFOA.” detalhou Lucrécia. “É uma imagem muito importante levarmos para o Brasil e pro mundo o nome da nossa instituição”. 

A coordenadora foi convidada a participar como avaliadora das apresentações orais e banners. “Só tenho a agradecer o apoio da Reitoria e Presidência, assim como os meus colegas de profissão. Estou muito feliz”, comemora Lucrécia.  

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