Muito dos alimentos que consumimos são transportados pelos caminhões que todos os dias percorrem as rodovias do nosso país. De acordo com com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em 2019, os caminhoneiros percorrem, em média, 8.561,3 quilômetros por mês, e trabalham, em média, 11,5 horas por dia.
E por conta dessa jornada de trabalho exaustiva, muitos acabam não cuidando tão bem assim da saúde que, com o tempo, podem ocasionar problemas graves para a sua integridade física, assim como para outros usuários das vias públicas.
Pensando justamente nesse tipo de público e de que maneira podem auxiliar a classe, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba (CEREST), o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a coordenação Estadual de Saúde do Homem (SAPS SES) e órgãos municipais de Barra Mansa, Barra do Pirai e Volta Redonda realizaram uma atividade no posto policial na BR-393, próximo ao bairro Califórnia.
Através da ação piloto em alusão ao novembro azul de 2023, sendo avaliada posteriormente pela PRF e Estado, se sentiram confortáveis para estender isso em ações para todo o ano. Segundo Giovani Dimas, coordenador estadual da Saúde do Homem no Rio de Janeiro, a iniciativa tem trazido muitas possibilidades de ação, muitas possibilidades de trabalho e muitas possibilidades de alcance a esse público itinerante.
“A gente tem uma vertente que trata da saúde do caminhoneiro, da caminhoneira e a PRF só vieram agregar dentro dessa perspectiva do atendimento a essa população viajante por todo o país e que muitas vezes não cuida de sua saúde por conta da sua jornada de trabalho; não tem tempo, na verdade, para que seja assistido por profissionais de equipe multidisciplinar na atenção primária à saúde e em alguns momentos, ou na maioria das vezes, acabam procurando as emergências pra tratar problemas pontuais ou já instalados, o que não é o ideal”, disse Giovane.
Única instituição de ensino a participar da ação, o UniFOA com os cursos de Enfermagem e Nutrição ofereceram atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, além de uma avaliação nutricional para os caminhoneiros e caminhoneiras que passaram pelo posto. Também foram oferecidos outros serviços, como uma palestra sobre os cuidados com a utilização de cinto de segurança, utilizar o celular enquanto dirige, alongamento, acuidade visual e vacinação.
A professora Lucrécia Loureiro, responsável pelos estudantes, vê como uma oportunidade única para os estudantes poderem participar e colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de ajudar e instruir os profissionais.
“Nenhuma faculdade da região tem essa oportunidade, porque só o UniFOA é convidado para poder participar desse evento. Então é uma vez ao ano, a gente consegue utilizar os nossos alunos que são concluintes, e eles podem participar de um evento que está direcionado à saúde dos homens e direcionado à saúde nas estradas”, declarou.
Giovani Dimas também comentou que a união das instituições tem uma importância muito grande para que, de fato, consiga estender a saúde pública para todos os campos onde o usuário do SUS precisa de ser alcançado de forma plena.
“Quando temos esse diálogo com a academia, quer seja ela pública ou privada, é uma grande oportunidade de se trazer novos profissionais com o olhar voltado à atenção primária, à saúde, que é a porta prioritária de entrada do SUS, para que os nossos usuários cada vez mais tenham profissionais qualificados, que tenham competência técnica e conhecimento de causa para atender à população e suas necessidades” comentou Giovane.
A estudante Gabrielle dos Reis, do 5º ano do curso de Enfermagem, disse que poder explicar e ensinar para os motoristas é satisfatório.
“A gente ajuda ele a melhorar sua qualidade de vida e acabamos meio que indiretamente, salvando a vida de uma outra pessoa, porque numa hora, e espero que não aconteça, pode bater o caminhão, matar outra pessoa e, assim, se ele tivesse se cuidado antes, evitaria isso”, falou Gabrielle que finalizou, “a prevenção sempre será o melhor remédio”.
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Na tarde desta terça-feira (27), a Fundação Oswaldo Aranha – FOA, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio– CIPA+A, promoveu, encerrando a campanha do "Fevereiro Roxo”, uma palestra de conscientização sobre o Alzheimer. A comissão reuniu funcionários da Fundação no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e convocou Fabiano Delesposte, mestre em Enfermagem e professor do curso no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA de 2003 a 2014 e 2018 em diante, que abordou as principais formas de prevenção, diagnóstico, prejuízo e formas de tratamento da doença.
O Alzheimer é neuro-degenerativo e afeta fortemente as funções cognitivas, que ocasiona a redução das capacidades de convívio na sociedade, causando prejuízos, nos piores casos, até mesmo nas relações familiares. A doença é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que provocam a perda gradual de habilidades intelectuais e sociais.
O público mais afetado está entre os idosos. Mais de 1 milhão de pessoas com mais de 60 anos de idade, cerca de 6% da população idosa do Brasil, convivem com esse transtorno, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
Ao longo da iniciativa, Fabiano, que atua na área de emergência psiquiátrica, promoveu a participação ativa dos funcionários, para que toda a explicação acerca das suas particularidades fosse clara e certeira. Em tom interativo de conversa, esclareceu, inicialmente, que a possibilidade de qualquer pessoa desenvolver a doença é maior, caso tenha algum familiar próximo com a enfermidade, pois o indivíduo pode ter herdado alterações genéticas que provocam seu desenvolvimento.
Ele também apontou fatores cotidianos que podem influenciar na sua formação. A falta de exercícios de raciocínios e físicos, alimentação desbalanceada e o sono desregulado são, por exemplo, segundo o especialista, fatores que implicam no favorecimento desse e de muitos outros problemas de saúde:
“O planejamento pelas práticas mentais, físicas, e da alimentação saudável são indispensáveis para a prevenção do Alzheimer e de diversos outros problemas. Caso a pessoa não tenha o hábito de se exercitar minimamente e realizar atividades que alimentem aspectos relacionados à memória, ela pode favorecer o estabelecimento da enfermidade futuramente. A alimentação precisa ser rica em vitaminas, sobretudo a vitamina B, para que ela seja evitada desde a vida a adulta”.
O diagnóstico deve ser feito por exame clínico, através de uma consulta com um neurologista ou psiquiatra, por meio de um teste de memória recente. As formas de tratamento são paliativas pois, como é uma doença degenerativa, ela apenas avança com o passar do tempo. Mas, por meio de medicamentos e redes de apoio, os pacientes podem ter uma vida menos impactada por suas consequências:
“Vimos aqui, hoje, que é muito importante o diagnóstico correto da doença, por meio da ida ao médico especialista. Apesar de ser uma doença não retrógada, nos conscientizamos de que o paciente também precisa seguir a medicação correta, para prolongar sua saúde e minimizar os problemas causados pelo Alzheimer, além da base das redes de apoio, que é fundamental”, declarou Edmar Junior, auxiliar de escritório da FOA, enfatizando os principais tópicos abordados na palestra.
A rede de apoio, sobretudo familiar, é primordial na parte do tratamento e diagnóstico. Caso exista algum membro próximo da família que apresente falha de memória recente constantemente, procure o setor especializado nas unidades de saúde para entender a atual situação dos possíveis sintomas. Tão vitais quanto são as ações que divulgam esclarecimento acerca da doença, no intuito de que cada vez mais pessoas compreendam os riscos e atitudes de prevenção e cuidado a se ter com esse transtorno tão delicado:
“Transmitir tudo o que foi discutido aqui é um compromisso que a nossa instituição tem com cada um dos nossos funcionários. Notamos, tanto na nossa casa, como no nosso trabalho, pessoas que apresentam esquecimento recente de acontecimentos, mas muitos não estão cientes das melhores formas de agir. Esse é o grande impacto dessa iniciativa desta tarde, pois busca policiar e atingir o número máximo de pessoas quanto à conscientização”, afirmou Juliano de Sá, presidente da CIPA+A, organizadora do evento, salientando os impactos de disseminar tópicos básicos sobre o Alzheimer.
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No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
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O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA idealizou e colocou em prática, no segundo semestre de 2023, o projeto “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”, na Escola Municipal Maria Do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, em Pinheiral.
A proposta faz parte do Consórcio Sthem Brasil, que busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas, como o UniFOA que é uma dessas instituições.
O projeto teve a duração de quatro meses contemplando 80 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental daquela unidade escolar, com idade entre 13 e 17 anos, que adquiriram conhecimentos através de oficinas técnicas sobre os temas: meio ambiente, montagem de composteira, plantas medicinais, alimentação saudável, colheita e automação do sistema de irrigação em hortas domésticas.
Os docentes do UniFOA e organizadores do Projeto Aplicado do Consórcio Sthem Brasil, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado, iniciaram os trabalhos em agosto e contaram com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Educação, com quem foi formalizado um convênio.
Uma das primeiras ações do projeto foi a capacitação dos professores da escola municipal, que participaram ativamente dos processos previstos no planejamento. No decorrer do projeto, diversos professores do UniFOA se envolveram diretamente nas etapas previstas.
A primeira oficina do projeto foi ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves, assessorado pelos estudantes do curso, sobre o tema “Aspectos Técnicos na Montagem da Composteira”, com objetivo de passar aos estudantes noções técnicas para a confecção de uma composteira na unidade escolar.
Na segunda oficina, sobre “Os Benefícios das Plantas Medicinais”, a professora do de Enfermagem, Lucrecia Loureiro, junto com os alunos do curso, exploraram as plantas que auxiliam na cura de doenças e que podem ser cultivadas em casa, para uso doméstico. Além de explicar sobre esses remédios alternativos, os adolescentes puderam escolher quais as ervas que iriam fazer parte do canteiro de plantas medicinais da escola, instalada posteriormente.
A próxima atividade foi um workshop que tratou do tema “Alimentação Saudável e consumo de Verduras, Legumes e Frutas”, com a orientação da professora do curso de Nutrição, Paula Alves Leoni, que destacou os benefícios da alimentação que contenha frutas, legumes e verduras, apresentando os valores nutricionais desses alimentos e os malefícios de ter uma dieta sem eles. Esta oficina ainda contou com a Mostra de Sucos, onde os adolescentes colocaram a mão na massa e aprenderam sobre os ingredientes usados e o poder nutricional.
Após verem sobre os aspectos técnicos, os alunos da escola tiveram a oficina sobre a “Confecção da Composteira”, os adolescentes tiveram contato com os materiais que são comumente usados na montagem: caixas, insumos, minhocas e rejeitos orgânicos; de que forma devem ser colocados e qual a função de cada um. Todas as etapas de construção das compoteiras foram supervisionadas pela coordenadora da Engenharia Ambiental, professora Samantha Grisol e seus alunos.
A oficina sobre “Plantio das Mudas e Palestra de Técnicas para Melhorias na Colheita” contou com a orientação do professor do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves e apoio dos seus alunos. Foram discutidas e ensinadas técnicas de plantio, estações do ano, condições ideais e os nutrientes que podem potencializar a colheita.
Em seguida, foi dado início ao plantio em cinco canteiros, sendo que um deles recebeu apenas as plantas medicinais; dois ganharam plantios de legumes e nos dois restantes foram plantadas verduras. Os estudantes da escola municipal fizeram a identificação com plaquinhas contendo o nome de cada planta em todos os canteiros.
A última oficina do projeto aplicado foi sobre “Programação em Arduínos e Colocação na Horta”, com a orientação do professor e Assessor da Presidência da FOA, Luciano de Azedias Marins e apoio dos alunos. Após os adolescentes entenderem sobre a plataforma Arduino, que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos, foi iniciada a montagem do sistema de automação da horta e explicado a função de cada um deles.
Depois de concluir a montagem e realizar a colocação dos sensores, dois sistemas foram instalados na horta, para melhor funcionamento da irrigação. Um sensor de umidade é colocado no solo e, quando a terra está seca, automaticamente a torneira é aberta e a horta é regada.
“O grande ganho que tivemos foi a possibilidade de discutir um pouco de tecnologia com os adolescentes. Em todas as oficinas, os estudantes tinham que desenvolver alguma pesquisa e, por fim, durante a última oficina do curso de Engenheira Elétrica, eles puderam conhecer a programação em Arduíno e sabemos que isso foi um benefício para esses alunos”, resumiu o professor Luciano.
O Consórcio Sthem Brasil é uma rede, criada em 21 de novembro de 2013, por meio da iniciativa de onze IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), e conta com o apoio integral do LASPAU-afiliado à Universidade de Harvard. O objetivo é investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.
Tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para o momento atual.
Com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 IES, entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal. É uma reunião voluntária de instituições, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação.
Se você é professor do UniFOA, não pode perder a oportunidade de se atualizar e renovar os conhecimentos a serem aplicados em sala de aula. Saiba mais pelo link: https://www.sthembrasil.com/
O engasgo pode acontecer das mais variadas formas. Ele é provocado pela broncoaspiração, causada pelo bloqueio da passagem de ar por algum alimento, objeto ou, até mesmo, por saliva! Assim, o nosso próprio organismo tenta expulsar o corpo que não seguiu seu trajeto correto de deglutição – da boca ao esôfago. Uma das piores consequências possíveis do engasgo é a asfixia, provocada pela obstrução das vias respiratórias, ocasionando a falta de oxigênio no organismo.
Uma das principais maneiras de ação instantânea em casos de primeiros socorros, segundo diversos especialistas na área de saúde, é a Manobra de Heimlich. Essa manobra consiste em, basicamente, abraçar a pessoa por trás, posicionando as mãos no abdômen, acima da região umbilical e um pouco abaixo do peito, onde está localizado o epigástrio.
Durante o ato, é necessário que o ‘socorrista’ feche a mão em contato direto com o local, enquanto a outra tem que permanecer aberta e deve comprimir a mão fechada. Simultaneamente, o indivíduo precisa empurrar a região para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima, em um movimento da letra ‘J’, assim como orienta o Ministério da Saúde.
Mas, para executar essa ajuda, é preciso ter controle total e noção do que está fazendo, como explica melhor Carlos Marcelo Balbino, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA:
“É necessário que o socorrista tenha controle da situação, principalmente em torno da cena, quanto a afastar os curiosos, justamente para o ato da desobstrução. O intuito é realizar tudo rapidamente, para que não comece a faltar oxigênio no sangue. Nesse caso, a vítima correrá risco de uma lesão neurológica, que é irreversível”.
Caso a Manobra de Heimlich não tenha efeito, o caso da vítima pode se complicar e evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Nesse caso, busque ajuda especializada rapidamente, de preferência o mais próximo possível do local. Ligue para o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e siga as instruções médicas.
Porém, a melhor maneira de não passar por esse tipo de situação é antecipá-la, por meio da prevenção. De forma geral, não engasgar é mais fácil do que se imagina. O indivíduo que praticar simples e pequenas ações, já faz mais do que o necessário para evitar o engasgo:
“Prevenir é muito menos complicado do que todos imaginam. Durante a alimentação, por exemplo, mastigue devagar, coloque uma quantidade de comida menor que o talher e realize a deglutição (ato de engolir) com calma. Essas são atitudes simples que com certeza previnem a broncoaspiração”, declarou Marcelo, sobre a forma correta de agir durante a alimentação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade.
Nesse caso, coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu ante-braço ou perna. Vire a cabeça dele para o chão e comprima o meio das costas cinco vezes, para retirar o que está causando a obstrução das vias respiratórias.
Abra a boca da vítima com o dedo e proteja o tórax. Vire a barriga para cima e analise se ainda aparenta dificuldade de respiração. Se sim, faça cinco compressões toráxicas a cada cinco segundos entre os mamilos, com apenas dois dedos. Se encontrar o corpo estranho, retire-o da boca com muito cuidado. Se não achar, repita as compressões até a chegada da emergência.
Já pensou começar o ano novo matriculado em um dos melhores Centros Universitários do país?
Com as inscrições abertas para os vestibulares do UniFOA você pode. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site www.unifoa.edu.br, se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line.
Quem optar pela redação on-line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.
As vagas disponíveis são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Produção e Mecânica), Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.
Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato.
Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no 1º e 2º semestres de 2024. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 vagas são para início no primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.
Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem, desde que seja das edições entre 2016 e 2023. A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro.
As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.
Quem pretende se especializar, as inscrições para os programas de mestrados profissionais também estão com inscrições abertas.
Com o objetivo de capacitar a população e, também, suprir as necessidades do mercado, o UniFOA criou o Mestrado Profissional em Materiais - Memat, um mestrado que tem foco no desenvolvimento tecnológico.
O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, relacionando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais, formando o profissional que irá atender as demandas das empresas.
Quem desejar se inscrever, pode fazer até 23 de fevereiro através do link.
Com uma matriz curricular moderna, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mecsma atende profissionais de diferentes áreas que desejam se aprimorar na sua formação e se destacar no mercado de trabalho.
Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente.
As inscrições para o Mecsma podem ser feitas até 29 de fevereiro pelo link.
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Na tarde de hoje (07), Carlos Marcelo Balbino e Valquíria Jorge, professores do curso de Enfermagem do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda – receberam dois prêmios, graças às suas respectivas ideias durante o evento “Portas Abertas”, realizado em outubro. O professor, e também coordenador do curso, recebeu o prêmio por organizar o Stand mais animado, enquanto a professora foi premiada pela melhor atividade do evento. Eles se reuniram no setor de supervisão de eventos, chefiado por Lara Prado, que entregou os troféus para os dois discentes.
O Portas Abertas é um evento promovido anualmente pelo UniFOA, que convida estudantes que estão no fim de suas jornadas no ensino médio a conhecerem melhor a instituição, sua infraestrutura e se divertirem com atividades práticas ministradas com ajuda dos professores de cada curso. A professora Valquíria, entusiasta de ações direcionadas a sociedade, organizou uma demonstração de transfusão de sangue e punção venosa, por isso foi escolhida como a melhor atividade da iniciativa:
“Por meio desse prêmio, é essencial que todos os acadêmicos e professores, entendam sobre a verdadeira necessidade da participação em ações sociais, tanto aquelas que são organizadas pela instituição educacional, como externas. A premiação é prova de que todo o trabalho do UniFOA nesse aspecto tem sido um sucesso”, destacou Valquíria, satisfatoriamente.
Além de chamar a atenção dos estudantes com as atividades, a animação durante o evento era fundamental para que houvesse uma interação ativa com todos os eles. O coordenador Carlos Marcelo contagiou a maioria com sua postura comunicativa e muito receptiva aos alunos, por isso recebeu o prêmio de stand mais animada:
“A iniciativa foi uma forma de treinamento e preparação para esses alunos que estão no fim de uma parte de suas vidas acadêmicas. A forma como você fala sobre o curso e o jeito que você aborda determinados temas é fundamental para atrair novos estudantes, por isso precisávamos demonstrar animação total durante o evento”, destacou Carlos, muito feliz em receber o troféu.
Na manhã do último sábado (16), a 2ª edição do evento Conexão Mega Cidadania foi marcada por solidariedade, receptividade e união à população sul-fluminense, que compareceu em peso à Praça Brasil, em Volta Redonda, local da iniciativa. A ação, realizada pela Prefeitura de Volta Redonda, Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, ofertou serviços nas áreas de áreas de saúde, jurídica e até mesmo de entretenimento. Segundo dados da assessoria de comunicação da Prefeitura de Volta Redonda, ao todo, mais de 1000 atendimentos foram prestados ao público.
Além de professores e representantes da instituição, o UniFOA participou com os estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Direito e Educação Física, como forma de ampliar o aprendizado a partir de uma experiência prática e contato direto com o público. Eles ofereceram avaliação física, orientações para as crianças sobre a escovação correta dos dentes, dicas para uma alimentação balanceada e saudável e informações judiciais relacionadas a tutelas coletiva.
Segundo a pró-reitora de extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, esse tipo de evento é fundamental para os estudantes colocarem em prática toda a teoria vista em sala de aula. Por meio desse tipo de atividade, todos eles têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade local, pois recebem pessoas de todo o sul do estado, seja de Volta Redonda, Barra Mansa e até mesmo cidades mais distantes como Resende.
“Chegamos em um patamar de excelência, pois ofertamos atendimentos da melhor qualidade possível para toda a população”, declarou Ana Carolina, muito orgulhosa por toda a estrutura formada para a ocasião.
Outros serviços gratuitos foram distribuídos para o público, como cortes de cabelo, lanches e água para aliviar a alta temperatura do dia. Sebastião Faria, Prefeito em exercício de Volta Redonda, valorizou a presença do Centro Universitário em mais uma atividade que visa beneficiar à comunidade:
“Toda a organização é muito bem estruturada, graças à ajuda de todos os colaboradores. Em nome da Prefeitura, quero agradecer a todos os organizadores pela disponibilidade e dedicação de estarem aqui hoje, desde os representantes da Prefeitura, até o Governo do Estado e o Centro Universitário de Volta Redonda, que sempre prestou muito apoio às atividades em prol da sociedade”.
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O UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, organizará mais uma edição do Conexão Mega Cidadania, no próximo sábado (16). A iniciativa tem como objetivo prestar serviços a toda população de forma gratuita, seja em avaliações nutricionais ou até mesmo físicas, que serão realizadas na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.
O evento reunirá, ao todo, 4 cursos do Centro Universitário - Nutrição, Educação Física, Enfermagem e Odontologia. Os estudantes de cada curso, supervisionados por seus professores, gerenciarão cada serviço prestado no local. Além disso, o Escritório da Cidadania também estará presente, para prestar apoio em relação as informações atreladas ao setor jurídico e projeto de tutelas coletivas.
A idealização e realização do projeto é mais um exemplo do forte envolvimento do UniFOA com projetos sociais, que tem como principal público alvo toda a população. O Centro Universitário de Volta Redonda sempre reforça o empenho e a responsabilidade social defendida e praticada pela instituição, seja por meio da organização de eventos próprios ou pela participação em ações externas ao UniFOA.
A Simulação Realística destaca-se como uma metodologia inovadora de treinamento, desempenha um papel crucial no aprimoramento da formação profissional dos estudantes de Medicina. Essa abordagem integra estratégias que visam desenvolver tanto habilidades técnicas quanto não técnicas, proporcionando um crescimento substancial no conhecimento dos alunos. Habilidades não técnicas englobam aspectos cognitivos, sociais e complementam as habilidades técnicas, garantindo a prática profissional com qualidade e segurança.
A metodologia da Simulação Realística expõe os estudantes a cenários que replicam situações comuns e realistas do ambiente de trabalho, variando em complexidade. Promove a colaboração e o trabalho em equipe entre os estudantes, fortalece a relação entre a equipe médica e o paciente e estimula o pensamento crítico e as habilidades de liderança.
Essa abordagem representa uma ferramenta valiosa para preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios dinâmicos e exigentes de suas respectivas áreas.
E pensando nessa oportunidade, os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do UniFOA participaram de um evento inovador que combinou teoria e prática, proporcionando uma experiência enriquecedora e imersiva para os futuros profissionais da área da saúde.
Pela manhã, no AudiSmart, o palestrante convidado, professor Dr. Roberto Moraes Júnior, conduziu a parte teórica do evento. Com uma vasta experiência em emergência e urgência, sendo reconhecido nacionalmente como um expert na área, ele apresentou aos estudantes, egressos e professores os tipos de simulações que podem ocorrer, além de mostrar quais caminhos podem ser seguidos em um atendimento, além de contar episódios que já ocorreram com ele.
Roberto parabenizou a iniciativa da instituição em realizar esse tipo de atividade, reforçando o compromisso de a instituição buscar novas metodologias de ensino.
"Essa atitude da faculdade mostra uma preocupação fantástica em oferecer o melhor para seus alunos. A simulação realística é uma realidade no ensino médico, e traz benefícios significativos," e acrescentou, “quando falamos do impacto positivo das simulações na graduação, não é 'achismo' meu. Existem literaturas científicas provando que sim. O que se sabe hoje, é que a simulação tem um impacto importante no ensino médico, e um impacto moderado em relação com os pacientes na prática”, falou Roberto.
O professor do curso Medicina, Walter Fonseca, responsável pela realização do curso, que contou com o apoio da assessoria da presidência, enfatizou a parceria com o professor Dr. Roberto Moraes e a importância da multidisciplinaridade: "Emergência hoje é multidisciplinar. Então você não trabalha mais sozinho. Vamos buscar mais oportunidades como essa para o próximo ano, e não só para nossos alunos, mas também que os médicos da região possam se beneficiar."
Ester Oliveira, estudante do 4º ano de Enfermagem, compartilhou sua empolgação com a participação no evento: "Essa é a primeira vez que estou participando de algo assim na faculdade, e achei maravilhoso. O professor Roberto é super didático e gosta de ensinar. É uma experiência interessante, pois estamos no início do curso e simular situações reais nos permite aprender e nos preparar para casos futuros."
Ela destacou a importância da prática: "Simular aqui está sendo o máximo, pois temos contato com nossos colegas que serão médicos, o que nos permite resolver casos que poderemos enfrentar futuramente."
Caio Miranda, estudante de Medicina, expressou sua visão sobre o dia, e como a metodologia apresentada, fomentada pela aplicação da teoria médica na prática clínica, foi importante para o aprendizado e evolução quanto acadêmicos, com salas de aula invertidas e a aplicação na prática: "O professor Dr. Roberto Moraes, além de um currículo invejável, dispõe de uma oratória e didática fenomenais. A atividade foi altamente pertinente, abordando temas frequentes no cotidiano médico. A metodologia ativa apresentada pelo professor é de suma importância para nosso aprendizado."
Ele ressaltou a relevância da abordagem prática: "A aplicação dessa forma de ensino no UniFOA será de grande valor para o corpo discente, uma vez que vai nos preparar com maior veracidade/proximidade à realidade que encontraremos no nosso cotidiano como profissionais."
O evento que contou com a participação do coordenador adjunto do curso de Medicina, Luiz Antônio Neves, foi um sucesso, proporcionando uma experiência única e relevante para os estudantes, que puderam vivenciar de perto situações práticas e desafiadoras da área da saúde. A iniciativa reforça o compromisso do UniFOA em oferecer uma formação de excelência aos seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
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